Cobertor Pesado

Cobertores Pesados | Análise e vantagens

Última atualização em: 06.03.2024 Tempo de leitura: 8 Min.

O cobertor pesado – ou weighted blanket, em inglês – tem vindo a ganhar uma popularidade significativa ao longo dos últimos anos, por promover o relaxamento e melhorar a qualidade de sono. ☁️

Estes cobertores foram concebidos para exercer uma pressão suave e uniforme sobre o corpo – uma sensação semelhante a um abraço reconfortante.

Neste guia completo, vamos explorar o que é um cobertor pesado, para que serve e faremos uma breve análise das opções disponíveis no mercado.

Vamos, então, ao que interessa 👇

Pessoa a dormir coberta por um cobertor pesado

Vantagens

  • Melhor qualidade de sono: Redução de despertares noturnos;
  • Alívio sensorial: Benéficos para pessoas com transtornos de processamento sensorial;
  • Alívio da dor: Combate o desconforto associado a doenças como a fibromialgia ou a artrite.

Desvantagens

  • Peso e calor acrescidos: Difícil transporte, manuseamento e pode gerar calor excessivo;
  • Preço: Relativamente caros;
  • Não são adequados para toda a gente: Não recomendados para problemas respiratórios ou claustrofobia.

Quais são os melhores cobertores pesados em Portugal?

O que é um cobertor pesado?

Os cobertores pesados são cobertores especialmente concebidos e preenchidos com materiais como partículas de vidro ou pellets de plástico, distribuídos de forma uniforme pelo tecido.

Então, o que é que distingue um cobertor pesado de um edredom normal?

A sua composição única – a concepção de um cobertor pesado envolve colocação estratégica de peso, para proporcionar uma pressão suave e consistente em todo o corpo.

A ideia base por detrás dos cobertores pesados é simular uma técnica terapêutica chamada estimulação de pressão profunda ou toque de pressão profunda.

Esta técnica envolve a aplicação de pressão suave no corpo, de forma uniformemente distribuída: semelhante à sensação envolvente de um abraço.

Acredita-se que este tipo de pressão estimula a libertação de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, ao mesmo tempo que reduz a libertação de hormonas de stress – como o cortisol. 🧬

Estas alterações fisiológicas promovem uma sensação de relaxamento e bem-estar.

Para além disso, um estudo de 2022 [1] verificou que a utilização de um cobertor pesado promove a libertação de ocitocina e melatonina.

Benefícios do cobertor pesado

¹PHDA – Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção

Redução do stress

A pressão profunda exercida pelo cobertor pesado (ou weighted blanket) tem um efeito calmante no sistema nervoso, reduzindo os níveis de depressão, stress e ansiedade [2]. Esta reação de relaxamento pode ajudá-lo a gerir os fatores de stress diários, de forma mais eficaz.

Desta forma, contribui também para a redução de insónias, ajudando-o a dormir melhor: um estudo [3] publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine concluiu que 78% dos pacientes deixaram de sofrer de insónias após a utilização de um cobertor pesado durante um ano.

Cobertor pesado para a ansiedade

Os cobertores pesados são utilizados, com frequência, como uma intervenção não farmacológica para perturbações de ansiedade, incluindo a perturbação de ansiedade generalizada e a perturbação da ansiedade social.

A pressão calmante pode ajudar a aliviar a sensação de inquietação e preocupação. Isto aplica-se também aos sintomas de hiperatividade [4] – ADHD ou PHDA, Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção.

Num estudo [5] com 32 voluntários, 63% deles reportaram uma redução de ansiedade depois de utilizarem um cobertor pesado de 13kg durante 10 minutos.

Alívio de artrite ou outras dores crónicas

Estudos [6] indicam que cobertores pesados ajudam particularmente no alívio de dores crónicas (mesmo no caso da artrite), ajudando a suavizar os sintomas ao aplicar uma pressão suave e uniformemente distribuída pelo corpo, de forma não-invasiva.

“O propósito deste tipo de cobertor é proporcionar um invólucro para o corpo, uma espécie de casulo, como os bebés que são embalados. Nas crianças e nos adultos, o cobertor pesado terá o benefício de nos focarmos em nós próprios, acalmando o corpo e a mente.

Este tipo de manta é aconselhado a pessoas que tenham dificuldades em adormecer, às pessoas mais stressadas, às crianças com dificuldades de concentração ou às pessoas mais ansiosas. Não é um dispositivo médico, mas talvez um complemento interessante para o tratamento.”

Caroline Rolland

Fisioterapeuta

Como escolher um cobertor pesado

A compra de um cobertor pesado pode ser um processo difícil, já que é um investimento bastante elevado e pode acabar a sentir-se um pouco perdido com as opções disponíveis no mercado.

Não se preocupe, estamos aqui para o guiar nisso mesmo 👇

Seleção de peso

Para selecionar o peso do cobertor pesado, deverá ter em conta o seu peso corporal e os objetivos terapêuticos que pretende atingir.

Primeiro que tudo, tenha em conta que o cobertor pesado deve pesar cerca de 10% do seu peso corporal. Partindo deste princípio, se pesar 70kg, um cobertor de cerca de 7kg deverá ser adequado para si.

No entanto, esta regra é flexível – o seu conforto deve ser o guia. Algumas pessoas poderão preferir cobertores ligeiramente mais leves ou ligeiramente mais pesados.

A nível terapêutico, considere o objetivo primário do cobertor: se for principalmente apenas para relaxamento e redução de stress, um cobertor com o peso recomendado de 10% do peso corporal será suficiente. 👍🏻

Por outro lado, para objetivos terapêuticos específicos – como a gestão de perturbações de processamento sensorial (por exemplo, autismo) e de ansiedade – um profissional de saúde ou um terapeuta ocupacional poderá ajudá-lo a determinar o peso ideal.

Dimensões pretendidas

Importa, também, seleccionar o seu cobertor tendo em conta as suas necessidades e preferências individuais. Tenha em consideração as seguintes questões:

  • Pretende utilizá-lo como cobertor na cama ou para relaxar no sofá?
  • De que tamanho é a sua cama?
  • Vai utilizar o cobertor pesado individualmente ou pretende partilhá-lo com um parceiro?

Medição de cobertor pesado

Isto ajudá-lo-á a decidir qual é o tamanho ideal do seu edredom pesado. 📏

Materiais e Preenchimento

Normalmente, os cobertores pesados têm como preenchimento partículas de vidro, pellets de plástico ou fibras naturais. As partículas de vidro são uma preferência comum, dada a sua distribuição uniforme de peso (para além disso, são silenciosas!).

🌱 Um preenchimento de fibras naturais será mais respirável, mas pode diminuir a durabilidade do cobertor.

O material utilizado para o revestimento exterior do cobertor também deverá ser tido em conta. O algodão é uma escolha popular, pela sua respirabilidade e conforto. ☁️

Aqui, talvez valha a pena explorar o Blanky cobertor pesado: uma opção um pouco mais cara disponível no mercado, que trouxe consigo a sua tecnologia inovadora para Portugal.

O cobertor pesado Blanky é composto por 7 camadas, revestido em algodão e com enchimento de grãos de areia de vidro.

Manutenção e limpeza

Verifique se o cobertor pesado pode ser lavado na máquina ou se apenas permite limpeza localizada. 🧼

Alguns cobertores vêm com capas removíveis e laváveis, o que torna a manutenção mais conveniente.

Siga as recomendações de limpeza do fabricante, de forma a preservar a sua qualidade.

Orçamento e preço

Avalie a gama de preços dos cobertores pesados e os fatores que podem influenciar o seu custo, assim como – o tamanho, a qualidade do material e a reputação da marca.

Certifique-se de que o preço do cobertor pesado se enquadra na sua disponibilidade orçamental – para além disso, esteja atento a possíveis promoções e descontos para conseguir poupar um pouco. 💰

Escolha e confusão entre preços

Avaliações e opiniões

Leia um pouco acerca das experiências e testemunhos de clientes que tenham comprado o cobertor pesado que esteja a considerar, com especial atenção às possíveis críticas para que tenha uma ideia real, a partir de pessoas reais. 📄

Veja, abaixo, o testemunho de uma cliente que comprou um cobertor pesado no IKEA:

Joana R.

Cliente IKEA

⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

Surpresa muito positiva. Conforto e aconchego muito bons, tem possibilitado noites de sono bastante mais tranquilas.

A cliente que se segue, no entanto, adquiriu um cobertor pesado na Amazon e deparou-se com uma ocorrência rara (mas não impossível): as contas no interior do cobertor pesado moveram-se para os lados, fazendo com que perdesse a sua função principal:

Rebekah

Cliente Amazon

⭐️⭐️⭐️

Vou devolver este cobertor e vou experimentar outro, na esperança de que se trate de um caso isolado. O cobertor "deixou de funcionar". O meio do cobertor já não é pesado. As contas devem-se ter deslocado para os lados. Comparei-o com outro cobertor pesado que tenho e o outro é mais pesado, apesar de terem, supostamente, o mesmo peso.

Será que qualquer pessoa pode usar um cobertor pesado?

Família a saltar na cama, de braços levantados, a mostrar sinais de felicidade.Não – apesar dos seus enormes benefícios, o cobertor pesado não é adequado para todos.

Não deverá ser utilizado por…

…pessoas com peso corporal de menos de 20kg;

…crianças com menos de 5 anos, sem supervisão;

…mulheres grávidas;

…pessoas com diabetes;

…pessoas com problemas respiratórios, cardiovasculares ou com má circulação sanguínea.

O uso de cobertores pesados por crianças deverá ser feito apenas com supervisão de um adulto, por constituir um risco de asfixia. Para além disso, não é recomendável que jovens utilizem este tipo de cobertor durante noites inteiras.

⚠️É importante que o peso do cobertor pesado não exceda 20% do seu peso corporal. ⚠️

A nossa opinião

Concluindo, a utilização de um cobertor pesado pode ser uma adição benéfica à sua rotina de sono – particularmente se lida com dores crónicas, insónia ou ansiedade generalizada (entre outros).

Esperamos, através da nossa análise, ter realçado os benefícios deste tipo de cobertor.

Não se esqueça, porém, da importância de respeitar a regra dos 10% do peso corporal, para garantir um ótimo conforto e eficácia.

Cobertor pesado a ajudar em insónias

É crucial, tal como qualquer outro acessório de sono, abordar a escolha e utilização com atenção ao detalhe, tendo em consideração as necessidades e preferências individuais de cada um.

De um modo geral, para quem procura conforto adicional e apoio na gestão de condições específicas, os cobertores pesados surgem enquanto solução potencialmente útil e reconfortante. ☁️

Perguntas Frequentes (FAQ)

  • Onde é que posso comprar um cobertor pesado mais barato?


    Se quiser poupar na compra do seu cobertor pesado – ou weighted blanket – em Portugal, será bastante difícil. 

    Este tipo de cobertor é, por norma, bastante mais caro do que os cobertores “normais”, dada a sua composição. E compensa, já que uma versão de qualidade baixa não terá os benefícios que procura. 

    Por exemplo, o cobertor pesado do Continente está, ao contrário do que possa achar, à volta do mesmo preço do que os cobertores pesados recomendados por nós neste artigo. O mesmo acontece com o cobertor pesado IKEA.

  • O que posso usar para necessidades sensoriais específicas, para além de cobertores pesados?


    Embora os cobertores pesados sejam benéficos para necessidades sensoriais específicas, existem várias alternativas ou ferramentas e estratégias complementares.

    Alguns exemplos:

    • Brinquedos sensoriais: bolas anti-stress e brinquedos com textura podem proporcionar estimulação táctil, contribuindo para o relaxamento;
    • Vestuário de compressão: As camisolas ou coletes de compressão oferecem uma pressão profunda, podendo ser usados de forma discreta por debaixo da roupa;
    • Coletes pesados: À semelhança dos cobertores pesados, estes coletes distribuem o peso de forma uniforme pela parte superior do corpo, sendo frequentemente utilizados em ambientes terapêuticos;
    • Terapia ocupacional: Ao consultar um terapeuta ocupacional, poderá receber orientação para desenvolver uma dieta sensorial personalizada, que inclui várias ferramentas e atividades específicas.
  • Como limpar um cobertor pesado?


    Uma manutenção correta é essencial para preservar a qualidade e a vida útil de um cobertor pesado.

    Verifique a etiqueta de conservação, para obter as instruções de limpeza específicas dadas pelo fabricante

    Alguns cobertores pesados podem ser lavados na máquina (normalmente, ciclos suaves e com água fria, sem amaciador), enquanto que outros exigem uma limpeza localizada ou mesmo uma limpeza profissional.

    Para a limpeza localizada, certifique-se de que utiliza um pano húmido com sabão neutro, esfregando-o de forma suave e apenas nas manchas existentes. 

    Uma boa estratégia para manter o seu cobertor pesado limpo é a utilização de uma capa, que pode remover e limpar com maior facilidade.

    Por último, não se esqueça de inspecionar o cobertor periodicamente, de forma a verificar se há costuras soltas ou danos visíveis. 

  • Os cobertores pesados são perigosos para a circulação sanguínea?


    De um modo geral, os cobertores pesados são seguros e não representam um risco significativo para a circulação sanguínea, quando utilizados corretamente. 

    No entanto, caso tenha uma condição médica específica como, por exemplo, problemas circulatórios ou neuropatia, deverá consultar um profissional de saúde antes de utilizar um cobertor pesado.

    Para garantir que a circulação não fica comprometida pelo cobertor, importa verificar se tem facilidade em reposicionar-se confortavelmente durante a sua utilização. 

  • Existem cobertores pesados para animais de estimação?


    Sim! Existem cobertores pesados concebidos especialmente para animais de estimação.

    De uma forma semelhante aos humanos, os cobertores pesados promovem uma sensação de conforto e segurança, o que pode ser especialmente útil durante trovoadas ou fogo de artifício, por exemplo.

    Ao escolher um cobertor pesado para animais de estimação, considere o tamanho e peso adequados à raça e tamanho do animal. 

    É essencial monitorizar o conforto do seu animal de estimação e garantir que este não rói ou ingere partes do cobertor.

  • Fontes

Margarita escritora

Margarita Pshenichnaya

Escritora certificada do sono

A Margarita é uma das criadoras de conteúdo do Herói do Sono, que junta a sua paixão pela escrita ao interesse insaciável pelo impacto do sono no cérebro humano. Com isto em mente, testa produtos e procura manter-se sempre a par das investigações mais recentes relacionadas com o sono, permitindo-lhe partilhar a informação mais fidedigna. 💡

Pode entrar em contacto com a Margarita através do e-mail margarita@airi.media, ou LinkedIn. 📩

Este artigo foi útil?
Preencha este campo
Sim
Não

Perfeito! Tem alguma dúvida ou comentário?

O que é que podíamos melhorar?

Opiniões

personIsabel
Março 2024 thumb up
Gostei muito, estava a pensar comprar um,e não sabia que como sou diabética, não posso usar.ngm me tinha informado desta situação.Obrigado

Resposta

Olá, Isabel!

Agradecemos o seu comentário. A propósito da utilização de cobertores pesados por indivíduos com diabetes, é um assunto que pode variar conforme a pessoa em questão.

De uma forma geral, as maiores preocupações neste caso são...

  • ...possibilidade de circulação sanguínea reduzida (dificulta a deteção de possíveis feridas ou hematomas, o que é mais preocupante em caso de diabetes, já que demorará mais tempo a recuperar);
  • ...neuropatia diabética – em caso de neuropatia diabética, o cobertor pesado aumentará o desconforto;
  • ...regulação de temperatura – em casos mais extremos, o indivíduo com diabetes terá dificuldade em regular a temperatura, podendo o cobertor pesado afetar a sua saúde neste sentido.

De qualquer forma, estas são recomendações gerais – deverá ser sempre tido em conta o seu tipo de diabetes, as potenciais complicações adjacentes e o seu estado de saúde geral (para além da diabetes). 

🩺 Considere mencionar esta situação ao seu médico na próxima consulta, para esclarecer esta questão mais a fundo (e descobrir se poderá, ou não, comprar um cobertor pesado no seu caso!). 

 

Também pode estar interessado em:

    SIM, POR FAVOR! >
    Não, continuar

    Se comprar através de links marcados com "*", recebemos uma pequena comissão, que não aumenta o preço de compra. Pelo contrário: com o nosso código de desconto, poupa o máximo na sua compra.