Queixas sobre o Colchão Emma

Quais são as principais queixas sobre o Colchão Emma?

Última atualização em: 01.11.2023 Tempo de leitura: 6 Min.

Quando anda à procura de um novo colchão, é essencial dar uma vista de olhos 👀 nas avaliações e opiniões dos clientes para ficar bem informado(a).

A marca Emma destaca-se pelos seus produtos de qualidade e pelo compromisso de proporcionar o máximo conforto.

Porém, é natural que encontre algumas queixas pelo caminho.

As avaliações negativas são igualmente importantes para auxiliar-nos a tomar as melhores decisões possíveis!

Neste artigo, vamos espreitar os 5 tipos mais comuns de queixas sobre o Colchão Emma e falar das características positivas que apreciamos nestes produtos. ✅❌

Ilustração de duas pessoas a observar um ecrã com avaliações sobre o colchão Emma.

Queixa #1: Prazos de entrega

Com certeza o principal assunto presente nas queixas que encontramos é relacionado às longas datas de entrega.

Alguns clientes expressaram frustração com atrasos, em que o colchão Emma chegou posteriormente ao prazo originalmente agendado. 🗓️

ilustração da entrega do colchão

Isso pode dever-se a uma variedade de fatores, incluindo problemas de produção ou um volume de encomendas superior ao esperado.

No entanto, a Emma faz todos os esforços para comunicar atualizações sobre os prazos de entrega e resolver problemas assim que são identificados.

De qualquer forma, é importante considerar esse possível contratempo ao planear a sua compra.

Esses atrasos podem ser inconvenientes, especialmente se precisar do colchão numa data específica, por exemplo, se estiver a mudar-se para uma nova casa!

💡 A Emma oferece entrega gratuita para todos os seus produtos!

Também há algumas queixas relacionadas a entregas que foram feitas em dias diferentes, mas a própria empresa alerta no site que isso pode acontecer caso a sua encomenda tenha mais do que um produto.

Quais são os prazos de entrega para um colchão Emma?

Um colchão Emma pode ter prazos variáveis a depender de diversos fatores, como a disponibilidade do produto, o volume de encomendas, o tipo de pagamento e a localização do cliente.

As entregas são feitas em dias úteis das 09h às 18h e, em geral, a empresa esforça-se por despachar as encomendas o mais rápido possível. 🏃

No entanto, durante períodos de grande procura ou problemas logísticos, esses prazos podem ser prolongados.

No momento da compra é indicada a estimativa do prazo de entrega. Depois de fazer a encomenda, a Emma envia um link onde é possível acompanhar o estado da entrega. Recomenda-se consultar este link para obter a estimativa mais precisa durante o processo! 🔎

Como é feita a entrega do colchão Emma?

Os colchões Emma são entregues enrolados e comprimidos numa caixa.

Esse método de embalagem, conhecido como Bed-in-a-box, ajuda a reduzir os custos de envio e facilitar o transporte e a entrega. Assim que o colchão é desenrolado, ele recupera a sua forma e tamanho completos em poucas horas. 👌

A entrega geralmente é feita à porta de entrada, e em alguns casos, o entregador pode oferecer a instalação ou a recolha do seu antigo colchão mediante uma taxa adicional. É melhor verificar esses detalhes com o serviço de apoio ao cliente durante a encomenda.

Observação: Depois de desenrolar o colchão Emma, fica à vontade e reutiliza a caixa para outro propósito, porque não vai conseguir colocar o seu colchão de novo lá dentro nem se pedir ajuda ao Incrível Hulk! 💪

Queixa #2: Tempo para reembolso e Método de pagamento

O segundo ponto frequentemente destacado em avaliações negativas dos colchões Emma refere-se ao período de reembolso.

Muitos clientes expressaram sua insatisfação com a demora no processamento após a devolução do produto.

ilustração de uma pessoa a receber o reembolso

De acordo com esses comentários, o processo, que normalmente deveria levar algumas semanas, às vezes se estendia por vários meses.

Além disso, a falta de comunicação por parte da empresa aumenta ainda mais a insatisfação dos clientes 😤 - mas vamos chegar nessa questão específica mais abaixo…

Também encontramos más avaliações relacionadas aos métodos de pagamento: a maioria era sobre o uso do MB Way.

De acordo com os clientes, o dinheiro saiu da conta mas algum erro impediu a finalização da encomenda - e então entraram para o grupo que precisa de reembolso (o que pode demorar um tempo inconveniente). 😔

Quais são os métodos de pagamento aceitos pela Emma?

Uma das vantagens de comprar um colchão Emma é que diversos métodos de pagamento 💸 são aceitos, sendo eles:

  • MB Way
  • PayPal
  • Referência Multibanco
  • Visa
  • Transferência Bancária
  • Pledg - para pagamentos parcelados
  • Klarna

Assim, pode escolher o que melhor se adequar à sua realidade e prosseguir com a sua compra online!

Como posso solicitar um reembolso?

Para obter reembolso de um colchão Emma, deve primeiro entrar em contacto com o serviço de apoio ao cliente da empresa para informar a sua intenção.

Caso queira devolver um produto que já foi entregue, após o contacto a equipa da Emma organiza a recolha na sua residência e o leva ao armazém da marca e então o reembolso será processado. 💳

Tenha em conta que o processo pode levar várias semanas, tal como mencionado em algumas críticas negativas.

Como posso contactar o serviço pós-venda da Emma?

Para entrar em contacto com o serviço de apoio ao cliente da Emma, tem várias opções. Pode:

  • Utilizar o formulário de contacto no website da Emma;
  • Enviar um e-mail diretamente (ajuda@colchaoemma.pt);
  • Telefonar para a linha telefónica deles (308 812 425).

💡 Ao comunicar, certifique-se de fornecer o máximo de detalhes possível sobre o seu problema para ajudar no processo de resolução. Lembre-se de registar todas as interações com o serviço de apoio ao cliente para referência futura.

Queixa #3: “Cova” no colchão

Outro tema frequentemente abordado nas avaliações negativas sobre os colchões Emma é o risco de afundamento ao longo do tempo.

Alguns clientes relataram que o colchão perde firmeza e suporte após alguns meses de uso.

Na maioria dos casos, isso manifesta-se como uma deformação permanente ou afundamento na área de dormir. 😧

Ilustração de uma pessoa deitada em um colchão que afundou
Um colchão deformado é desconfortável e mesmo prejudicial para a saúde.

Esse problema pode afetar a qualidade do sono, causando dores nas costas ou pontos de pressão desconfortáveis — como foi provado neste estudo.

É importante notar que todos os colchões tendem a afundar ao longo do tempo. No entanto, isso não deve ocorrer de forma significativa nos primeiros anos de uso.

A Emma oferece uma garantia de 10 anos em todos os seus colchões. Esta cobre o afundamento, mas as condições e detalhes específicos devem ser cuidadosamente verificados. 🧐

Quais são as condições da garantia da Emma?

A garantia do colchão Emma abrange defeitos de fabrico, como afundamento visível da superfície do colchão em mais de um centímetro quando não há pressão aplicada. Também abrange defeitos no material que causem uma fissura ou rasgão permanente.

No entanto, a garantia não cobre o desgaste normal, danos causados por uso indevido ou manutenção inadequada, nem alterações no conforto ou na firmeza que são frequentemente consideradas parte normal do envelhecimento do colchão.

⚠️ Para poder apresentar uma reclamação ao abrigo da garantia, é necessário ter adquirido o colchão diretamente da Emma ou de um revendedor autorizado e ser o proprietário original do produto!

Quando se deve trocar um colchão?

A vida útil de um colchão depende de vários fatores, incluindo a qualidade dos materiais utilizados, a forma como é utilizado e mantido e as preferências individuais de conforto.

Em geral, recomenda-se substituir um colchão a cada 7 a 10 anos.

No entanto, se notar sinais de desgaste, como afundamento visível, saliências ou reentrâncias, ou se acordar regularmente com sensação de dor ou rigidez, poderá ser altura de considerar a compra de um novo colchão. 🛏️

O mesmo se aplica se o colchão já não for tão confortável como antes, ou se tiver tido melhores noites de sono noutra cama (por exemplo, num hotel ou na casa de um amigo).

Queixa #4: Calor ao dormir

Entre as críticas negativas aos colchões Emma, alguns utilizadores relataram que os colchões tendem a reter calor.

Isso pode causar desconforto durante a noite, especialmente para pessoas que costumam suar muito enquanto dormem. 🥵

Esse fenómeno está geralmente associado aos colchões de espuma viscoelástica. E com razão, pois eles têm uma regulação térmica inadequada devido à sua densidade e capacidade de se adaptarem intimamente à forma do corpo.

Pessoa deitada na cama com calor

Para combater esse problema, a Emma incorporou na sua conceção uma camada de espuma Airgocell e uma capa termorreguladora, que têm como objetivo promover a circulação de ar.

No entanto, de acordo com algumas opiniões, essa característica nem sempre parece ser suficiente para evitar a retenção de calor. 🌡️

Por que alguns colchões ficam quentes?

Alguns colchões podem reter calor devido aos materiais utilizados no seu design.

Por exemplo, a espuma viscoelástica (ou “espuma de memória”) é conhecida por se moldar ao corpo e apoiar a coluna, mas também tende a limitar a circulação de ar.

Isso ocorre porque esse material é denso e reage ao calor do corpo para se moldar a ele, o que pode resultar no acúmulo de calor. 🔥

Além disso, alguns colchões de látex ou molas também podem reter calor se tiverem um enchimento espesso que bloqueie a circulação de ar.

Quais são as soluções para dormir fresco?

Existem várias estratégias para ajudar a dormir com uma sensação de frescura, mesmo se o colchão estiver a reter calor. Nomeadamente:

  • Escolher lençóis feitos de materiais respiráveis, como bambu ou seda;
  • Utilizar um sobrecolchão projetado para melhorar a respirabilidade do colchão;
  • Manter a temperatura do seu quarto entre 18 e 22°C para um sono ótimo;
  • Considerar uma almofada que regule a temperatura.
Quer mais dicas para dormir bem no calor? 👉 Veja este nosso artigo!

Queixa #5: Falhas de comunicação com o cliente

Por fim, mas não menos importante, encontramos algumas queixas sobre dificuldades de comunicação entre a Emma e o cliente.

A maior reclamação é de que a empresa utiliza muitas mensagens automáticas, e que por vezes repassa o problema para a loja revendedora. 😤

Ilustração de uma central de atendimento ao cliente

Sabemos que essa situação pode ser bem frustrante ao consumidor, o que resulta nas más avaliações encontradas.

💡 Adicionar comentários e avaliações sobre a sua experiência pode ajudar tanto na resolução do seu problema, quanto no processo de decisão de futuros clientes!

Quem deve ser contactado em caso de algum problema com um colchão Emma?

Se por qualquer razão tiver um problema ou queixa sobre o seu colchão Emma, deve contactar o revendedor (antes do final das 100 noites de teste). 📞

É a loja revendedora que será responsável por organizar a devolução, recolha e reembolso dos produtos vendidos.

Caso tenha dificuldade de contacto, então pode tentar explicar a situação à equipa de atendimento ao cliente da Emma.

A nossa opinião sobre os colchões Emma

Apesar das opiniões negativas que possam existir, a nossa opinião sobre os colchões Emma continua positiva.👍

Na nossa perspetiva, estes são modelos de alta qualidade, que oferecem um conforto e suporte óptimos.

Ilustração de uma pessoa sorrindo fazendo um coração com as mãos

Embora possam ser relatados alguns problemas, é importante salientar que cada experiência é única e os colchões Emma continuam a ser adorados por muitos utilizadores satisfeitos. 🥰

Inclusive, a Emma recebeu o “Selo de recomendação do Portal da Queixa” em 2022, e foi eleita pelos consumidores portugueses como "Escolha do Consumidor" na categoria de colchões em 2023!

Grande parte dessas reclamações que encontramos veio do Portal da Queixa, que conta com 474 queixas registadas (até o momento da nossa pesquisa, é claro).

Apesar disso, o site indica que o índice de satisfação geral com o colchão Emma é positivo:

Índice de satisfação 84.2/100 (óptimo) 🤩
Taxa de Resposta 100%
Tempo Médio de Resposta 100%
Taxa de Solução 99%
Média das Avaliações 40,4%
Taxa de Retenção de Clientes 36%

⚠️ Lembramos que estes valores podem ter sido atualizados após a escrita deste artigo. Para conferir a informação mais recente, aceda a este link.

É sempre recomendado ler as avaliações com atenção, considerar as suas próprias preferências e necessidades antes de fazer a sua escolha!

Deixamos aqui então algumas das vantagens que enxergamos sobre a Emma:

Relação qualidade-preço

Os colchões Emma destacam-se pela excelente relação qualidade-preço. São feitos com materiais de alta qualidade e foram concebidos para proporcionar conforto e suporte óptimos, mantendo-se financeiramente acessíveis. 🤑

Camadas de espuma viscoelástica, espuma de látex e molas oferecem um suporte adaptável e um conforto luxuoso. Aliviam pontos de pressão e promovem o alinhamento adequado da coluna.

Ilustração de uma pessoa pesando o custo e o benefício

Este nível de qualidade, combinado com um preço competitivo, torna o colchão Emma uma escolha atraente para aqueles que procuram um produto de alta qualidade sem gastar uma fortuna.

Assim, apesar de eventuais avaliações negativas, o colchão Emma oferece uma óptima relação qualidade-preço! 💰

Colchões para todos

Os colchões Emma são considerados colchões universais, o que significa que foram concebidos para se adaptarem a uma grande variedade de pessoas. 😴

Seja de costas, de bruços ou de lado, eles se adaptam a todas as posições de sono!

ilustração de uma pessoa a acordar, feliz, em sua cama

Além disso, adaptam-se a diferentes tipos de corpo. Seja baixo, alto, magro ou com excesso de peso, os colchões Emma atendem às necessidades de conforto e suporte de diferentes dorminhocos, inclusive para dores nas costas. 💥

No entanto, é importante ressaltar que as preferências de sono podem variar de pessoa para pessoa, e algumas podem não achar o modelo adequado às suas necessidades individuais.

Independência de movimento

Os colchões Emma oferecem uma boa independência de movimento durante a noite. Essa característica refere-se à capacidade de um colchão absorver o movimento de uma pessoa, para que não afete a outra pessoa que compartilha a cama. 🧑‍❤️‍💋‍👩

Os diferentes colchões destacam-se nessa área graças à utilização de espuma viscoelástica de alta densidade e molas ensacadas, nos modelos híbridos.

ilustração de um casal a dormir na mesma cama

Isso é especialmente benéfico para casais, principalmente se um dos parceiros tende a se mover muito ou levantar-se várias vezes durante a noite. Dessa forma, nenhum dos dois terá o sono perturbado.

Período de teste de 100 noites e devolução gratuita

Essa é uma das nossas características favoritas em relação ao colchão Emma!

O período de teste de 100 noites significa que o colchão pode ser testado em casa por mais de três meses para se certificar de que atende às suas necessidades e preferências de sono. 🙌

Se, por algum motivo, ainda não estiver satisfeito(a) com o colchão durante esse período, poderá devolvê-lo e receber um reembolso total, eliminando grande parte do risco associado à compra de um novo colchão.

Ilustração sobre o procedimento de devolução
Procedimento descomplicado do período experimental!

Os prémios

Os colchões Emma receberam vários prémios e distinções da indústria em Portugal, o que comprova a sua qualidade e popularidade. 🏆

Os prémios incluem reconhecimentos de organizações e publicações renomadas:

ilustração de um colchão com uma medalha de primeiro lugar

📌 Estes prémios são baseados em testes e avaliações detalhadas do desempenho do produto, incluindo conforto, suporte, durabilidade e outros critérios importantes. Essas distinções reforçam a reputação dos colchões Emma como produtos de qualidade e confiáveis no mercado.

Confira abaixo alguns dos Colchões Emma que recomendamos 👇

Perguntas Frequentes (FAQ)

  • O que é o Portal da Queixa?


    O Portal da Queixa é uma plataforma online em Portugal que permite aos consumidores registarem reclamações e partilharem as suas experiências sobre produtos e serviços. 

    Além disso, o site também permite que as empresas respondam e resolvam as reclamações de forma transparente. Esta plataforma promove a comunicação entre os dois lados, resultando na melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

    É uma ferramenta bem útil para os consumidores ficarem informados sobre as experiências de outros utilizadores e para as empresas acompanharem o feedback dos seus clientes e melhorarem os seus processos.

  • Senti um cheiro desagradável ao desembalar meu colchão Emma. O que é isso?


    Chamamos essa situação de “Off-gassing” (libertação de gases). Este é o processo pelo qual os colchões embalados a vácuo libertam certas partículas e odores quando são desembalados pela primeira vez.

    off gassing

    Não se preocupe, porque é algo totalmente normal! O cheiro não é tóxico, e a empresa garante que todos os seus colchões são fabricados com elevados padrões de qualidade e não contêm substâncias prejudiciais.

    A nossa recomendação é que desembale o seu colchão Emma em um quarto bem ventilado. Assim, o cheiro dissipar-se-á após alguns dias de arejamento.

    No entanto, para aqueles que são particularmente sensíveis a odores ou têm preocupações ambientais ou de saúde, este pode ser um ponto a considerar antes da compra.

  • Apesar das críticas negativas, continua a ser recomendado comprar o colchão Emma?


    Mesmo com as queixas que citamos aqui, muitos clientes estão satisfeitos com a sua compra dos colchões Emma, como evidenciado por várias avaliações positivas.

    Tal como acontece com qualquer produto, a experiência pode variar de pessoa para pessoa, e o que funciona para uma pode não funcionar para outra. As críticas negativas fornecem informações valiosas sobre possíveis problemas que possa encontrar, mas não devem necessariamente dissuadi-lo de adquirir o produto.

    O importante é considerar as suas necessidades pessoais de sono e preferências!

  • Como posso evitar ter uma experiência negativa na compra de um colchão Emma?


    Apesar de não existir uma “fórmula mágica” e 100% eficaz para evitar os imprevistos que podem ocorrer na compra de um produto, podemos sugerir algumas formas de tentar prevenir essas experiências desagradáveis:

    • Antes de comprar um produto, pesquise bem sobre as características que mais te agradam (aqui no Heroi do Sono tentamos te ajudar com isso 😉);
    • Reserve um tempo para ler avaliações positivas e queixas sobre os colchões Emma;
    • Informe-se e tire todas as suas dúvidas sobre o produto antes de finalizar a encomenda;
    • Aproveite as 100 noites de teste para ter certeza de que o colchão Emma é o ideal para si;
    • Não deixe para comprar o colchão com urgência, já que atrasos imprevisíveis podem ocorrer na entrega.
  • Fontes

karen

Karen

Criadora de conteúdo

Como farmacêutica, a minha principal missão é ajudar as pessoas através da partilha de informação sobre saúde!👩🏽‍⚕️Sou Brasileira, estou a viver em Portugal, e sei bem o quão fundamental é o papel do sono para o nosso organismo.

Por isso, o meu trabalho é ajudá-lo a compreender melhor o que precisa para garantir o descanso merecido. 🥰

Este artigo foi útil?
Deixe-nos um comentário
Preencha este campo
Sim
Não

Perfeito! Tem alguma dúvida ou comentário?

O que é que podíamos melhorar?

Porque deve confiar em nós?

Entendemos a importância da confiança quando se trata de análises de produtos.

Porque é que deve confiar em nós?

  • Instalação de testes dedicada: Testámos 180 produtos globalmente e agora até operamos a nossa própria instalação de testes, equipada com equipamentos de última geração para analisar o desempenho dos produtos.
  • Aprovação de especialistas em sono: Colaboramos com especialistas internacionais em sono, que treinam a nossa equipa, revêm os nossos artigos e fornecem insights valiosos sobre a saúde do sono.
  • Conexões na indústria: Mantemos relações próximas com fabricantes, o que nos dá vantagens nas últimas tendências, produtos futuros e a tecnologia que os impulsiona.
  • Líder do mercado europeu: Temos orgulho de ser o site de análises nº1 na Europa, parte de uma rede expansiva que continua a crescer globalmente. 
  • Com milhões de visitantes a cada ano, o nosso alcance global não se resume apenas a números – trata-se de tornar escolhas melhores mais acessíveis a toda a gente.
Também pode estar interessado em:

    SIM, POR FAVOR! >
    Não, continuar

    Se comprar através de links marcados com "*", recebemos uma pequena comissão, que não aumenta o preço de compra. Pelo contrário: com o nosso código de desconto, poupa o máximo na sua compra.