O que é jet lag?

O que é Jet Lag? | Curiosidades e Dicas 2024

Última atualização em: 29.02.2024 Tempo de leitura: 5 Min.

Viajar é (quase) sempre motivo de entusiasmo, mas tem um lado menos agradável: o jet lag.

Neste artigo, desmistificamos a ciência por detrás dos ritmos circadianos e daquilo que acontece quando viajamos através de fusos horários diferentes.

Ajudamo-lo com dicas práticas, para que possa relaxar nas suas viagens. 🌍

Aperte o cinto de segurança e venha aprender mais sobre o jet lag connosco.

Três pessoas sentadas num avião lado a lado, duas delas a dormir

Compreender o Jet Lag

Já se sentiu desorientado e cansado ao viajar para um fuso horário diferente? Então, certamente, saberá os desafios do jet lag.

Para compreender porque é que isto acontece e o que pode ser feito para o combater, importa explorar o mundo do nosso "relógio interno" e como é que as mudanças de horário o afetam tanto.

Jet lag – o que é?

O jet lag é uma condição fisiológica que ocorre quando o relógio biológico interno do corpo, também conhecido por ritmo circadiano, fica dessincronizado do fuso horário do destino.

É, por norma, sentido por pessoas que façam voos de longo curso, que atravessam vários fusos horários.

Quanto maior o número de fusos horários diferentes atravessados, maior a probabilidade e gravidade dos sintomas de jet lag.

Isto ocorre, principalmente, devido à mudança rápida na exposição à luz do dia, nas horas das refeições e nos padrões de sono – tudo isto dificulta a adaptação rápida do nosso corpo.

Este desalinhamento entre o relógio interno do corpo e o ambiente externo pode resultar numa série de sintomas desagradáveis – que podem incluir fadiga, insónia, irritabilidade e problemas digestivos.

Pessoa visivelmente exausta sentada numa cadeira

Porque é que estes sintomas ocorrem?

A este ponto, certamente estará curioso: porque será que os sintomas de jet lag se demonstram de forma tão evidente após viagens que atravessam fusos horários diferentes?

Pois bem, a ciência está aqui para explicar. 👇

O papel do ritmo circadiano

O ritmo circadiano é um processo interno, natural ao nosso corpo, que regula o ciclo de sono e que se repete de 24 em 24 horas.

Controlado pelo hipotálamo, responde a sinais externos como a luz e a escuridão, influenciando a libertação de hormonas como a melatonina (responsável pela sensação de sonolência).

Ciclo sono-vigília em formato de gráfico, mostrando os níveis de cortisol e melatonina na corrente sanguínea ao longo do dia

Ao viajar, o corpo faz um esforço para se sincronizar ao novo fuso horário, levando a um desfasamento entre o ritmo biológico do viajante e o ciclo dia-noite a que este chega.

Alguns fatores podem agravar os sintomas sentidos enquanto o corpo se tenta adaptar:

  • Desidratação – a ingestão insuficiente de líquidos durante o voo pode amplificar a sensação de fadiga e desorientação;
  • Pressão reduzida na cabine – contribui para a desidratação e agrava o cansaço.

A gestão destes fatores, juntamente com a adaptação ao novo fuso horário, torna-se crucial para atenuar o impacto geral do jet lag.

Impacto hormonal

Viagens através de fusos horários diferentes podem ter um impacto significativo na secreção de hormonas importantes, que regulam o nosso ciclo circadiano.

As hormonas mais importantes em questão, cujo funcionamento é alterado ao mudar de fuso horário, são a melatonina e o cortisol.

A melatonina, conhecida por "hormona do sono", é produzida pela glândula pineal como resposta à escuridão, dando sinal ao corpo que está na hora de ir dormir.

Ilustração de cérebro humano com uma seta a mostrar onde está localizada a glândula pineal, responsável pela produção de melatonina
A glândula pineal é responsável pela produção de melatonina.

O cortisol, conhecido por "hormona do stress", desempenha um papel crucial no estado de alerta, correspondendo ao período do dia em que estamos acordados.

A perturbação causada pelas mudanças de fuso horário pode levar a um desalinhamento na secreção destas hormonas, contribuindo para os sintomas de jet lag.

Minimizar o impacto do Jet Lag

Antes do voo

Existem várias estratégias que pode implementar para o ajudar a combater jet lag, mesmo antes da viagem.

1. Ajustar o horário de sono

Dedique-se a ajustar o seu horário de sono de forma gradual, nos dias antes do voo.

Isto pode incluir ir para a cama e acordar uma hora mais cedo (ou mais tarde, dependendo da direção em que vai viajar).

Desta forma, pode aclimatizar-se e sincronizar o seu corpo aos horários do seu destino.

💡Para ajustar o seu horário de sono enquanto garante que dorme horas suficientes, veja a nossa calculadora de sono.

Pessoa a dormir numa poltrona junto a uma janela enquanto está de dia lá fora
Pode ser pouco natural, mas dormir conforme o horário do seu destino pode ajudá-lo a ajustar-se.

2. Hidratação e dieta

Garanta que se mantém hidratado e bem alimentado nos dias antes da viagem.

Isto será um passo crucial para combater o jet lag – se beber bastante água, terá mais capacidade de lidar com os efeitos negativos de um voo de longo curso.

Adicionalmente, recomendamos que faça refeições altamente nutritivas, para o ajudar a manter o seu nível de energia.

3. Descanso adequado

Antes de embarcar na sua viagem, é fundamental que descanse tempo suficiente.

A falta de sono e a fadiga em geral podem aumentar significativamente os efeitos do jet lag.

Ao priorizar uma boa noite de sono nos dias antes de viajar, estará a construir a base para se sentir mais resiliente durante (e após) o voo, facilitando o ajuste do seu corpo a um novo fuso horário.

Pessoa a dormir satisfeita rodeada de carneiros

Durante o voo

Durante o voo, mantenha-se hidratado, para combater a desidratação típica de uma longa viagem.

Evite o consumo excessivo de cafeína e álcool, já que ambas estas substâncias contribuem para a desidratação e afetam os seus padrões de sono.

💭 Uma boa estratégia para se manter hidratado é beber água e chás de ervas regularmente.

Por último – mas não menos importante! –, não se esqueça de fazer exercícios de alongamento para promover a circulação sanguínea e reduzir a sensação de rigidez nos músculos que ocorre quando passamos muito tempo sentados.

Depois do voo

Ao chegar ao seu destino, procure ajustar o seu corpo à nova rotina de forma gradual, fazendo refeições e atividades no horário novo.

Exposição à luz natural é importante – isto permitirá que o seu corpo reponha o ciclo circadiano mais facilmente.

Para além disso, evite a luz de ecrãs antes de dormir e mantenha um ambiente confortável no seu quarto, para promover uma rotina de sono saudável.

Tratamento para o Jet Lag

Embora muitos apenas cheguem a apresentar sintomas ligeiros de jet lag, que acabam por passar sozinhos, há casos em que se torna crucial procurar aconselhamento profissional. 🩺

Normalmente, existem determinados grupos de pessoas mais suscetíveis a efeitos graves:

  • Pessoas com problemas de saúde pré-existentes;
  • Pessoas que tomam medicamentos específicos;
  • Mulheres grávidas.

De qualquer das formas, caso os sintomas do jet lag persistam ou afetem significativamente a sua qualidade de vida, deve consultar um profissional de saúde.

💭 Se tiver um historial de perturbações de sono ou do ritmo circadiano, deve procurar orientação prévia antes de embarcar num voo de longo curso.

Terapias e intervenções

Existem várias formas de tratamento dos sintomas graves de jet lag, que podem incluir terapia de luz – exposição a fontes de luz artificial em imitação da luz natural – ou suplementos de melatonina, que o ajudarão a repor o seu ciclo sono-vigília.

Em casos específicos, pode ser considerada a prescrição de medicamentos específicos, como medicação para dormir ou medicamentos que tenham como alvo neurotransmissores particulares, para utilização a curto prazo.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Margarita escritora

Margarita Pshenichnaya

Escritora certificada do sono

A Margarita é uma das criadoras de conteúdo do Herói do Sono, que concilia a sua paixão pela escrita com o fascínio pela mente humana (e o quanto esta é impactada pelo sono). Para isso, está em constante busca pelo conhecimento mais recente e atualizado, ajudando quem a rodeia a dormir melhor.

✉️ margarita@airi.media
👤 LinkedIn

Este artigo foi útil?
Deixe-nos um comentário
Preencha este campo
Sim
Não

Perfeito! Tem alguma dúvida ou comentário?

O que é que podíamos melhorar?

Porque deve confiar em nós?

Entendemos a importância da confiança quando se trata de análises de produtos.

Porque é que deve confiar em nós?

  • Instalação de testes dedicada: Testámos 180 produtos globalmente e agora até operamos a nossa própria instalação de testes, equipada com equipamentos de última geração para analisar o desempenho dos produtos.
  • Aprovação de especialistas em sono: Colaboramos com especialistas internacionais em sono, que treinam a nossa equipa, revêm os nossos artigos e fornecem insights valiosos sobre a saúde do sono.
  • Conexões na indústria: Mantemos relações próximas com fabricantes, o que nos dá vantagens nas últimas tendências, produtos futuros e a tecnologia que os impulsiona.
  • Líder do mercado europeu: Temos orgulho de ser o site de análises nº1 na Europa, parte de uma rede expansiva que continua a crescer globalmente. 
  • Com milhões de visitantes a cada ano, o nosso alcance global não se resume apenas a números – trata-se de tornar escolhas melhores mais acessíveis a toda a gente.
Também pode estar interessado em:

    SIM, POR FAVOR! >
    Não, continuar

    Se comprar através de links marcados com "*", recebemos uma pequena comissão, que não aumenta o preço de compra. Pelo contrário: com o nosso código de desconto, poupa o máximo na sua compra.