Camas Articuladas

Camas Articuladas (2024)

Última atualização em: 29.09.2023 Tempo de leitura: 5 Min.

As camas articuladas são uma solução transformativa para o seu sono, complementando a inovação e o conforto.

Estas camas, também conhecidas como camas ajustáveis, proporcionam suporte ergonómico, juntando benefícios para a saúde com um nível de adaptabilidade que tornará a sua experiência mais fácil.

Caso esteja a considerar adquirir uma cama articulada, não se preocupe…

…Neste artigo, apresentamos os principais benefícios contrastando-os com as potenciais desvantagens que este tipo de produto tem para oferecer, analisando opções de diferentes marcas disponíveis no mercado atualmente para o ajudar a fazer a escolha correta.

Ilustração de um estrado de madeira para cama articulada.

O que é uma cama articulada?

Primeiro que tudo, importa clarificar o que é uma cama articulada.

Uma cama articulada (também chamada de cama ajustável) é um sistema de sono concebido especialmente para proporcionar posições de sono e de repouso personalizáveis 🛠️

Ao contrário dos colchões planos e das estruturas de cama tradicionais, as camas articuladas são compostas por vários segmentos, que podem ser ajustados de forma totalmente independente – através de mecanismos motorizados.

Este design inovador permite aos utilizadores elevar ou baixar diferentes partes da cama, como a cabeceira, os pés ou as secções intermédias, de forma a obter um ângulo personalizado, adequado às suas preferências de conforto pessoais ☁️

Afinal, cada um de nós é diferente – o que faz com que tenhamos diferentes preferências e prioridades no que toca à nossa posição de sono e aos detalhes a que precisamos que a nossa cama atenda.

E está tudo bem! ✨

Estamos aqui para o ajudar a fazer a escolha correta, para que não tenha de se preocupar mais e possa ter noites descansadas, quer isso implique – ou não – a compra de uma cama articulada.

A caraterística principal de uma cama articulada é a sua capacidade de se adaptar a diferentes posturas e necessidades de sono.

Isto significa que, ao utilizar uma cama articulada, poderá…

…elevar a cabeça para melhorar a respiração e reduzir o ressonar;

…elevar as pernas para aliviar a pressão sobre as articulações;

…encontrar posições específicas que respondam a problemas de saúde particulares.

Estes ajustes são, normalmente, controlados através de controlos remotos, facilitando a utilização e aumentando a comodidade deste tipo de produtos.

As camas articuladas têm ganho bastante popularidade nos últimos tempos, não só pelos seus benefícios em termos de conforto, mas também pelas suas potenciais vantagens para a saúde 🏥

Nas secções que se seguem neste artigo, vamos explorar e aprofundar os componentes, benefícios e considerações que fazem das camas articuladas a escolha perfeita para quem pretende aperfeiçoar a sua experiência de sono 🌙

Componentes das camas articuladas

Este tipo de cama inclui vários componentes essenciais, cada um dos quais contribui para a sua funcionalidade, durabilidade, e otimização da experiência em geral.

Compreender estes componentes é um passo importante para o ajudar a tomar uma decisão informada sobre se uma cama articulada corresponde às suas preferências e necessidades pessoais. 🤓

Base e Estrutura

Assim como na construção de uma casa, a base é o componente fundamental, que assegura a estabilidade, a correta distribuição de peso e a integridade estrutural em geral.

Assim, comecemos por analisar a base e a estrutura das camas articuladas.

Os estrados usados na sua construção são, frequentemente, construídos com materiais como o metal ou a madeira, escolhidos especificamente pela sua durabilidade e suporte de carga. ⚖️

A armação aloja os mecanismos complexos que permitem fazer dela uma cama articulada, permitindo o ajuste de várias secções diferentes.

A escolha dos materiais influencia, significativamente, a qualidade geral e a vida útil da cama. ⌛

As estruturas metálicas – normalmente construídas em aço – oferecem resistência e estabilidade, enquanto que as estruturas de madeira dão à cama uma estética mais clássica.

Uma combinação de ambos estes materiais – metal e madeira – poderá ser a solução para que haja um equilíbrio entre durabilidade e estética. ⚖️

Estruturalmente, importa também ter em conta o design.

O design do estrado e da estrutura afeta a distribuição do peso e a capacidade de carga da cama.

É essencial que a estrutura seja concebida de forma a que consiga suportar as tensões introduzidas pelos mecanismos de articulação, para além do peso do colchão e das pessoas que a utilizarão para dormir.

Os reforços (como, por exemplo, traves e pernas de apoio) são elementos que contribuem para manter a estabilidade e evitar o desgaste/deformação ao longo do tempo 🔨

Mecanismo de articulação

O mecanismo de articulação, como deve imaginar, é o coração de uma cama articulada, permitindo a sua ajustabilidade. ⚙️

Este componente é responsável pelo movimento controlado dos diferentes segmentos da cama.

Os mecanismos de articulação são concebidos para proporcionar ajustes suaves e precisos, garantindo um funcionamento silencioso. 🔇

A maioria das camas articuladas está equipada com motores elétricos, que accionam os mecanismos de articulação destas camas articuladas elétricas.

Estes motores estão posicionados de forma estratégica, de forma a lidar com o movimento de vários segmentos da cama simultaneamente.

Os modelos mais avançados poderão incluir vários motores, para controlar cada secção de forma independente – isto permite encontrar o ângulo perfeito para a cabeça, os pés ou para o apoio lombar.

Este componente da cama utiliza um sistema de ligação, que traduz o movimento de rotação do motor para a alteração que pretende que se reflita na cama.

Inclui dobradiças e pontos de articulação, que funcionam em conjunto para garantir ajustes sincronizados e controlados.

No caso das camas elétricas com controlo remoto, estas permitem uma maior e mais cómoda ajustabilidade da cama de acordo com as suas preferências – permitindo ajustes de ângulos, que promovem o conforto enquanto lê, vê televisão ou dorme.

Ao compreender a complexidade da interação destes componentes numa cama articulada, terá informações valiosas acerca da funcionalidade deste tipo de cama e dos seus potenciais benefícios.

💡 À medida que exploramos os detalhes e vantagens das camas articuladas nas secções seguintes, este conhecimento servirá de base para poder avaliar se esta solução se adequa às suas necessidades individuais e ao seu estilo de vida.

Benefícios das Camas Articuladas

Agora que já tem uma visão geral dos detalhes que compõem uma cama articulada e dos pormenores que deverá ter em conta, analisemos os benefícios que estas oferecem e o público-alvo para quem são concebidas, para o ajudar a decidir se é uma opção adequada àquilo que procura.

Conforto e qualidade de descanso – Mais e melhor!

Pessoa a trabalhar no computador portátil na camaEste modelo de camas não serve apenas para dormir: também oferecem apoio ergonómico para atividades como ler, trabalhar num computador portátil ou ver televisão.

Ao ajustar os ângulos da cama, poderá ter um apoio confortável para o pescoço e as costas, reduzindo a tensão durante estas atividades para que possa aumentar a produtividade e/ou o relaxamento. ☁️

Vantagens a nível de saúde

O ajuste da sua posição de sono de acordo com as suas preferências individuais é, sem dúvida, o ponto fulcral que contribui para o apelo das camas articuladas.

Estudos indicam que a elevação ligeira da cabeça, a um ângulo de 30º a 45º, poderá aliviar os sintomas de refluxo gástrico, azia e ressonar, promovendo um fluxo de ar adequado e reduzindo a pressão sobre o esófago.

Para além disso, a elevação das pernas promove uma melhor circulação sanguínea, o que é particularmente relevante para quem sofre de edemas ou varizes.

As camas articuladas podem desempenhar um papel importante no alívio e gestão de dor. Ao permitir ajustes precisos, poderá atingir zonas específicas de desconforto.

Por exemplo: elevar a parte superior do corpo pode aliviar a pressão da zona lombar, enquanto que, se dobrar os joelhos, aliviará a tensão pélvica.

Segundo estudos, posições de cama personalizadas podem ajudar a reduzir o desconforto causado por doenças e/ou patologias como dores de costas, artrite e ciática.

Agora, pergunta-se: as camas articuladas ajudam com a apneia do sono?

A resposta é simples: sim!

Com a utilização de uma cama articulada, poderá obter algum alívio – a elevação da parte superior do corpo durante o sono pode contribuir para manter as vias respiratórias abertas, reduzindo potencialmente a ocorrência de episódios de apneia.

👨🏻‍⚕️ No entanto, é sempre importante consultar um especialista primeiro, antes de confiar numa cama articulada como solução para a apneia do sono.

Fatores importantes a considerar

  1. Compatibilidade do colchão

Certifique-se de que o colchão que escolher utilizar é compatível com os movimentos da cama articulada. Os colchões de espuma viscoelástica e de látex são frequentemente recomendados, devido à sua flexibilidade.

Caso precise de ajuda a escolher um colchão adequado, temos também um artigo com recomendações de colchões.

  1. Opções de regulação

As diferentes camas articuladas oferecem diferentes níveis de ajustabilidade. Algumas podem apenas ajustar as secções da cabeça e dos pés, enquanto que os modelos mais avançados incluem apoio lombar ajustável e segmentos adicionais.

Avalie as partes da cama que pretende ser capaz de alterar e verifique se os modelos que esteja a considerar correspondem a estas particularidades.

  1. Funcionalidades adicionais

Procure caraterísticas como:

  • funções de massagem;
  • entradas USB;
  • iluminação por debaixo da cama.

Estes extras poderão melhorar a sua experiência geral de sono.

Manutenção e Cuidados

  1. Limpeza regular

Deverá ter especial atenção para limpar regularmente a estrutura da cama e os componentes, de forma a evitar a acumulação de pó. Siga as diretrizes providenciadas pelo fabricante para a limpeza de peças específicas.

  1. Manutenção do motor

Mantenha os motores e os mecanismos lubrificados, de acordo com as recomendações do fabricante, para garantir um funcionamento correto e sem solavancos.

Pessoas a limpar uma cama

Em conclusão…

Embora as vantagens das camas articuladas sejam consideráveis, importa sempre ter também em conta as potenciais desvantagens.

Alguns utilizadores poderão considerar os mecanismos motorizados das camas articuladas elétricas demasiado ruidosos, ou mesmo ter dificuldade em encontrar o ângulo correto de ajuste (pelo menos ao início).

Além disso, o custo das camas articuladas poderá ser mais elevado do que o das camas tradicionais, o que exige encontrar um equilíbrio entre o orçamento disponível e as caraterísticas pretendidas. 💰

Concluindo, este modelo de camas oferece uma vasta gama de benefícios (apoiados por estudos científicos), mas deverá ter em conta todas as particularidades.

Ao avaliar as necessidades pessoais de sono, as condições de saúde e as preferências correspondentes ao seu estilo de vida, poderá tomar uma decisão bem informada sobre se uma cama articulada corresponde àquilo que procura.

Ao consultar profissionais de saúde, poderá receber orientações adicionais, garantindo que a cama que escolher promove não só o conforto como também o bem-estar geral.

Pessoa a analisar caraterísticas para fazer a escolha correta

Margarita escritora

Margarita Pshenichnaya

Escritora certificada do sono

A Margarita é uma das criadoras de conteúdo do Herói do Sono, que concilia a sua paixão pela escrita com o fascínio pela mente humana (e o quanto esta é impactada pelo sono). Para isso, está em constante busca pelo conhecimento mais recente e atualizado, ajudando quem a rodeia a dormir melhor.

✉️ margarita@airi.media
👤 LinkedIn

Este artigo foi útil?
Deixe-nos um comentário
Preencha este campo
Sim
Não

Perfeito! Tem alguma dúvida ou comentário?

O que é que podíamos melhorar?

Porque deve confiar em nós?

Entendemos a importância da confiança quando se trata de análises de produtos.

Porque é que deve confiar em nós?

  • Instalação de testes dedicada: Testámos 180 produtos globalmente e agora até operamos a nossa própria instalação de testes, equipada com equipamentos de última geração para analisar o desempenho dos produtos.
  • Aprovação de especialistas em sono: Colaboramos com especialistas internacionais em sono, que treinam a nossa equipa, revêm os nossos artigos e fornecem insights valiosos sobre a saúde do sono.
  • Conexões na indústria: Mantemos relações próximas com fabricantes, o que nos dá vantagens nas últimas tendências, produtos futuros e a tecnologia que os impulsiona.
  • Líder do mercado europeu: Temos orgulho de ser o site de análises nº1 na Europa, parte de uma rede expansiva que continua a crescer globalmente. 
  • Com milhões de visitantes a cada ano, o nosso alcance global não se resume apenas a números – trata-se de tornar escolhas melhores mais acessíveis a toda a gente.
Também pode estar interessado em:

    SIM, POR FAVOR! >
    Não, continuar

    Se comprar através de links marcados com "*", recebemos uma pequena comissão, que não aumenta o preço de compra. Pelo contrário: com o nosso código de desconto, poupa o máximo na sua compra.