Aromaterapia

Aromaterapia | Um Guia Completo 2024

Última atualização em: 29.02.2024 Tempo de leitura: 5 Min.

A aromaterapia é uma abordagem holística do bem-estar através da utilização de óleos essenciais, com vantagens para o sono.

Neste artigo, aprofundamos os benefícios terapêuticos da utilização de extratos naturais – especialmente relevante no contexto da rica paisagem aromática que temos em Portugal – e exploramos os produtos que existem no nosso mercado.

Dos campos de alfazema aos pomares de citrinos, saiba como estes aromas contribuem para uma sensação de equilíbrio e relaxamento, melhorando a saúde física e mental. ☁️

Conjunto de produtos associados com aromaterapia, desde sprays a difusores e óleos essenciais.

O que é a aromaterapia?

A aromaterapia é uma prática que originou nas civilizações antigas.

Hoje, evoluiu para uma abordagem holística do bem-estar, através da utilização de óleos essenciais.

Para compreender aquilo que a aromaterapia é hoje, importa localizar onde surgiu originalmente e como era implementada.

Segundo se sabe, a aromaterapia teve origem na Ásia, no Antigo Egito e em grande parte da área do Mediterrâneo.

Os extratos de plantas aromáticas eram valorizados pelas suas propriedades curativas – em muitos túmulos da época, foram encontradas plantas como o funcho, sementes de coentros e cominhos.

Na sua forma moderna, a aromaterapia aproveita as essências concentradas de plantas, flores e ervas para promover o equilíbrio físico, emocional e mental.

Pessoa sentada rodeada de plantas aromáticas
A aromaterapia tem sido usada ao longo dos séculos para promover o relaxamento.

Benefícios terapêuticos de óleos essenciais

A propósito da aromaterapia, os óleos essenciais desempenham um papel fundamental na promoção de um sono reparador e na melhoria da qualidade geral do sono. ☁️

Para o ajudar a compreender melhor como é que estes óleos atuam, vamos explorar um pouco mais sobre os seus benefícios terapêuticos e as suas utilizações práticas.

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais consistem em extratos concentrados, derivados de diferentes partes de plantas, cada uma com uma mistura única de compostos aromáticos. 🪷

Quando utilizados em contexto de aromaterapia, estes óleos podem ser uma ferramente útil e poderosa para induzir o relaxamento e melhorar o sono.

Estes são os óleos essenciais que se destacam pelas suas propriedades calmantes e indutoras do sono:

Lavanda

A lavanda, com um delicado aroma floral, é conhecida por ter um efeito calmante e suavizante no sistema nervoso, tendo mesmo sido provada eficaz em suavizar os sintomas de demência.

A lavanda é conhecida por reduzir o stress, a ansiedade e promover uma sensação de tranquilidade – o que a torna uma escolha ideal para criar uma atmosfera serena para dormir.

Flor de lavanda
O aroma apaziguador da lavanda é facilmente reconhecível.

Camomila

A camomila é mais frequentemente associada a chás de ervas, porém também surge como um óleo essencial com excelentes propriedades indutoras de sono.

O seu aroma doce, parecido – de certo modo – ao da maçã, é atribuído a compostos como o bisabolol e o camazuleno (também conhecido por "camomila alemã"), famosos pelos seus efeitos relaxantes.

O óleo essencial de camomila é especialmente reconhecido por aliviar as insónias, reduzir a tensão nervosa e promover um estado de espírito pacífico, conduzindo ao sono. 🌙

Ilustração da flor da camomila
A camomila é uma das plantas mais utilizadas para dormir melhor.

Cedro

O óleo essencial de cedro deriva, como já deve calcular, da madeira das árvores de cedro.

Este óleo emana um aroma quente e refrescante, atribuindo-lhe uma sensação acolhedora.

Os seus benefícios terapêuticos prendem-se na sua capacidade de promover a libertação de serotonina, um precursor da melatonina (hormona do sono), dando-lhe um efeito sedativo.

Como implementar a aromaterapia na sua rotina?

De forma a implementar a aromaterapia na sua rotina para dormir melhor, deverá primeiro escolher o método que prefere.

Existem quatro métodos de aplicação de aromas e óleos essenciais que pode implementar na sua rotina de sono:

  • Aromaterapia por difusão;
  • Sprays de almofada e almofadas com aromas embutidos;
  • Infusão aromática no banho;
  • Velas perfumadas.

Todos estes métodos de aromaterapia para dormir são mais adequados a diferentes momentos e dependerão das preferências individuais de quem os utiliza.

Aromaterapia por difusão

A utilização de um difusor de óleos essenciais envolve a dispersão das moléculas aromáticas dos óleos essenciais no ar, o que cria uma atmosfera agradável e calmante.

Este método permite que usufrua dos benefícios terapêuticos dos óleos essenciais através da inalação.

Para além disso, deixa um cheiro agradável no seu quarto, criando um ambiente acolhedor.

Ilustração de pessoa sentada na cama a inalar cheiros de um difusor de óleos essenciais
O difusor de óleos essenciais é um bom método de aromaterapia.

Para uma correta utilização de um difusor de óleos essenciais:

  • Opte por cheiros agradáveis e calmantes;
  • Escolha a melhor hora e duração de difusão para si;
  • Coloque-o relativamente perto da cama.

Almofadas com aroma ou sprays de almofada

Para este método, pode optar por utilizar um spray aromático feito em casa ou borrifar a sua almofada com um produto comprado em loja.

Como alternativa, existem mesmo algumas almofadas com cheiros embutidos, que promovem um ambiente acolhedor no quarto e o embalam até adormecer.

Embora os seus benefícios não tenham ainda sido provados cientificamente, os sprays aromáticos podem ser uma adição agradável para o seu quarto.

Ilustração de pessoa a segurar numa almofada e a colocar spray aromático
Muitos gostam de borrifar a sua almofada com um cheiro relaxante.

Caso queira experimentar fazer o seu próprio spray de aromaterapia em casa, veja as nossas dicas 👇

Mistura aromática caseira para spray 🌸

Ingredientes:

- Água destilada;
- Óleos essenciais (por exemplo: lavanda, camomila ou bergamota).

Materiais:

- Frasco de spray pequeno (60-120ml);
- Instrumento de medição;
- Funil (opcional).

Instruções:

1. Escolha o seu óleo essencial preferido;

2. Meça cerca de 45-60ml de água destilada;

3. Adicione 10-15 gotas do seu óleo essencial;

4. Misture bem, agitando o frasco.

5. Teste o aroma num lenço de papel.

6. (Opcional) Coloque um rótulo com o nome do óleo essencial e a data.

7. Agite antes de utilizar e pulverize ligeiramente na almofada.

Dicas extra:

  • Começar com uma baixa quantidade de óleo e ajustar conforme preferir;
  • Experimentar diferentes combinações de cheiros;
  • Armazenar num local seco e fresco para manter a potência.

Infusão aromática no banho

Se tem uma banheira, experimente mergulhar em água com uma infusão de óleos essenciais para relaxar o corpo e a mente. 🫧

Garantimos que, depois de experimentar, não vai querer outra coisa!

Esta prática aumenta o relaxamento através da absorção de moléculas aromáticas pela sua pele, proporcionando benefícios terapêuticos através da inalação e da absorção cutânea.

Para garantir uma experiência segura, dilua os óleos essenciais primeiro e teste-os numa pequena porção da sua pele.

Misture bem os óleos para os distribuir de forma uniforme, tendo em atenção as sensibilidades da pele e evite opções "agressivas" como é o caso da canela.

Depois do banho, hidrate a pele para combater a possível secura, garantindo que tem uma experiência rejuvenescedora.

Ilustração de pessoa dentro de uma banheira a relaxar
A aromaterapia no banho nutre a sua pele e cria um momento de descontração.

Velas perfumadas

A utilização de velas perfumadas para efeitos de aromaterapia é um método cada vez mais popular. 🕯️

Através de uma infusão de óleos essenciais – como a lavanda, camomila ou bergamota –, este tipo de velas emite fragrâncias subtis, contribuindo para um ambiente de relaxamento.

O brilho suave das suas chamas dá-lhes um efeito calmante; isto torna-as numa boa prática de descontração após um dia agitado.

Ilustração de duas velas de tamanhos diferentes acesas com uma pequena chama
As velas aromáticas dão um cheiro agradável e um aspeto acolhedor a qualquer divisão.

O que deve ter em conta:

A aromaterapia através de velas perfumadas envolve certos cuidados específicos a ter em conta.

  • Tenha em atenção a qualidade, optando por materiais naturais;
  • Pratique precauções de segurança, mantendo a vela afastada de materiais inflamáveis;
  • Certifique-se de que não é alérgico ao aroma que escolher (ou, como alternativa, opte por uma vela de cera de abelha);
  • Não utilize velas perfumadas por períodos prolongados, já que isto pode causar alguns problemas de saúde – tudo em moderação!

Aromaterapia para bebé

A aromaterapia em bebés pode ser segura.

No entanto, existem considerações e recomendações importantes que deverá ter em conta para garantir a segurança e bem-estar dos seus pequenos. 👶

Um exemplo de utilização interessante de aromaterapia em bebés é a aplicação de óleos essenciais durante uma massagem – estudos comprovam que massajar um bebé pode ter inúmeros benefícios.

Ilustração de pessoa a segurar num bebé ao colo
O bem-estar dos nossos filhos é sempre a maior prioridade.

As nossas dicas:

  • Consulte o seu pediatra antes de utilizar qualquer tipo de aromaterapia no seu bebé;
  • Evite a aromaterapia em bebés com idade inferior a 3 meses;
  • Opte sempre por aromas neutros;
  • Certifique-se que os óleos essenciais que utilizar são altamente diluídos;
  • Assegure-se que o seu bebé não ingere os óleos essenciais;
  • Monitorize sempre quaisquer reações alérgicas e pare imediatamente caso estas ocorram.

A nossa conclusão

A aromaterapia permite-lhe experienciar uma viagem acolhedora à terra dos sonhos, transportado pelos seus aromas preferidos. 🌸

Desde a lavanda até a bergamota (entre outras plantas terapêuticas, igualmente aromáticas), é uma excelente forma de transformar a sua rotina de sono numa experiência relaxante.

No mundo da aromaterapia, um investimento relativamente pequeno – sob a forma de um difusor, vela ou mero frasco de óleos essenciais – permitir-lhe-á tornar o seu quarto num ninho reconfortante.

Ilustração de mão a colocar uma gota de óleo essencial sobre a outra mão, com a ajuda de um doseador.
Alguns óleos essenciais são aplicados diretamente sobre a pele (diluídos, por norma).

Perguntas Frequentes (FAQ)

Margarita escritora

Margarita Pshenichnaya

Escritora certificada do sono

A Margarita é uma das criadoras de conteúdo do Herói do Sono, que concilia a sua paixão pela escrita com o fascínio pela mente humana (e o quanto esta é impactada pelo sono). Para isso, está em constante busca pelo conhecimento mais recente e atualizado, ajudando quem a rodeia a dormir melhor.

✉️ margarita@airi.media
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