É importante dormir bem!

Comprar um colchão online

5 passos para testar um colchão

Daniela

Última atualização em: 15.07.2022

O seu novo colchão chegou, mas nem sempre é fácil de perceber se um colchão é adequado para si. É por isso que criámos este guia para o ajudar a testar o seu colchão.

Ajudá-lo-á a compreender se o seu colchão é adequado para si e para as suas necessidades. Com tantos colchões no mercado, como sabe qual é o mais adequado para si e para o seu parceiro? 🤔

Assim, ao escolher um colchão, recomendamos que siga os conselhos neste artigo.

Se não ficou satisfeito com a sua compra, este guia também irá ajudá-lo-á a identificar exactamente o que está errado para que seja mais fácil encontrar o colchão que precisa.

Comprar um colchão online

Porque deve testar um colchão?

Como já deve ter ouvido, deverá mudar o seu colchão de 8 em 8 anos. A compra de um novo colchão é importante.

Este deverá ser confortável e adaptado às suas necessidades. No entanto, o seu corpo precisa de se habituar a um novo colchão. Pode não lhe agradar durante os primeiros dias, mas depois pode ficar satisfeito durante os dias seguintes.

Estima-se que leva cerca de 2 a 3 semanas para o seu corpo se habituar e desfrutar do seu novo colchão.

É por isso importante experimentá-lo.

Como testar um colchão?

A maioria das principais marcas oferecem agora a oportunidade de encomendar um colchão, experimentá-lo durante o período de teste e devolvê-lo gratuitamente se não estiver satisfeito com o produto.

Geralmente, o período de teste é entre 30 e 100 dias.

Por exemplo, a marca Emma oferece um período de teste de 100 noites com entrega e devoluções gratuitas. Marcas como a Koala também oferecem esta opção!

O princípio Bed in a box

O conceito de "Bed in a box" vem directamente dos Estados Unidos.

Em Português, significa uma cama na caixa. O princípio é simples: é um colchão embalado numa caixa de cartão que facilita a compra online, o transporte e a desembalagem.

O colchão vem numa pequena embalagem, é necessário desembalá-lo e depois desenrolá-lo. Para tal, pode utilizar o cortador fornecido pelas marcas ou uma faca.

Depois é só cortar a película da embalagem e libertar o colchão.

Pode ficar com a caixa para a enviar de volta ou guardar o seu colchão antigo.

Os nossos bed in a box preferidos:

Algumas coisas a saber antes de testar o colchão

Esteja ciente de que todos reagem de forma diferente à firmeza de um colchão. Um colchão que seja firme para uma pessoas pode parecer macio para outra.

É por isso que o aconselhamos a testar o colchão.

Além disso, um novo colchão pode parecer mais firme do que realmente é.

Na nossa opinião, um colchão atinge o conforto ideal após 2 semanas de utilização. Também recomendamos que teste o seu colchão com uma boa almofada, para que o seu julgamento não seja influenciado.

É importante ter em conta a temperatura do quarto e a época do ano em que se testa o colchão. Por exemplo, um colchão de espuma de memória responde à temperatura.

Isto significa que regula automaticamente a sua temperatura. Se estiver demasiado frio, por exemplo no Inverno, o colchão pode sentir-se mais firme.

Por outro lado, no Verão, se a temperatura ambiente for demasiado elevada, a espuma de memória no colchão irá sentir-se mais suave.

Deve, portanto, testar um colchão com uma temperatura ambiente entre 20 e 22 graus.

5 passos para testar um colchão

Uma vez escolhido o colchão, aqui estão as nossas dicas certificar-se de que o colchão que recebe em casa serve-lhe perfeitamente bem.

1. Deite-se de costas e sinta a qualidade geral do colchão, sinta os seus músculos relaxarem.

2. Verifique se é demasiado macio: sente-se como se estivesse a dormir numa bacia?

Sim: o colchão é demasiado macio, escolha um colchão mais firme.

Não: ir para a pergunta seguinte

Então verifique se é demasiado firme: desliza facilmente a sua mão para a sua região lombar, entre a sua região lombar e o colchão?

Sim (pode deslizar facilmente a mão para a região lombar): o colchão é demasiado duro, escolha um colchão ligeiramente mais macio

Não (não desliza facilmente a mão para a sua região lombar): tem o colchão certo, ou pelo menos está perto.

3. Partilha a cama com um parceiro? Verifique o conforto do colchão quando dorme com o seu parceiro. As coisas mais importantes a verificar são:

Apoio - Deve ser adequado, uma vez que estará a exercer mais pressão sobre o colchão. Se for demasiado baixo, deverá encontrar um colchão com melhor apoio.

Tamanho do colchão - O tamanho do colchão de um casal dependerá da sua cama ou da estrutura da cama.

Se procura um colchão duplo grande, que lhe dará XXL conforto e mais espaço para se deitar.

Também pode optar pelo maior tamanho de colchão do mercado: os colchões Imperador Tamanho 200x200 cm.

Aquecimento - Vai gerar mais calor, pelo que necessita de um colchão que dissipe o calor rapidamente.

Transferência de movimento - Se conseguir sentir cada movimento do seu parceiro à noite, arranje outro colchão com menos transferência de movimento.

4. Mova-se para o seu lado e pressione o cotovelo no colchão: afunda-se bem ou sente um pouco de resistência?

Sim (empurra-se facilmente com o cotovelo): o colchão é demasiado macio para si

Não (não se empurra facilmente com o cotovelo): talvez seja o colchão certo

5. Deita-se de lado e feche os olhos: os seus músculos relaxam? Os pontos de apoio na sua pélvis e ombros etsão confortáveis ou é demasiado duro?

Se: Os músculos não relaxam, a pressão permanece nos pontos de apoio: o colchão é demasiado duro, o enchimento não é suficientemente confortável. Optar por um colchão ligeiramente mais macio.

Se: Os músculos relaxam, é confortável: o colchão parece estar bem adaptado.

Teste em casa em vez de na loja

Aconselhamo-lo a testar um colchão em casa em vez de numa loja. Isto porque estará mais confortável na casa e no seu próprio espaço.

Pode experimentar diferentes posições, de costas, de barriga para baixo, de lado e ainda no seu pijama e nos seus lençois.

Numa loja, não terá este conforto, nem terá muito tempo.

Em casa poderá testar o seu colchão durante mais de 3 meses. Além disso, se dormir com o seu parceiro, verá se é adequado para ambos como casal.

Também tem a oportunidade de experimentar um colchão na loja e depois comprá-lo online para beneficiar de ofertas especiais e de uma fase de teste gratuita.

A importância dos acessórios

Um bom colchão é importante, mas acessórios de cama de qualidade são também muito importantes. A fim de ter uma boa noite de sono, aconselhamo-lo a verificar se a sua cama e almofada não estão demasiado velhas.

Afinal de contas, são tão importantes como um novo colchão. Aconselhamo-lo portanto a experimentar uma almofada antes de a comprar numa loja.

Pode também perguntar-se quais são as suas necessidades e expectativas: uma almofada macia, uma almofada dura, uma almofada fina...

Durante o teste do seu colchão, aconselhamo-lo a utilizar uma almofada que já esteja habituado. Pode usar a sua almofada habitual ou uma almofada nova.

Se não dormir confortavelmente com a sua nova almofada durante a fase de teste, recomendamos-lhe que durma com a sua almofada velha. Isto irá ajudá-lo a compreender se o problema é com a sua nova almofada ou com o seu novo colchão.

As nossas recomendações

Para testar o seu colchão, aconselhamos a deitar-se em diferentes posições e a manter os seus hábitos. O colchão não lhe convém? Pode devolvê-lo gratuitamente até 100 noites de teste.

Deve saber que são necessárias cerca de 5 noites para se habituar a um novo colchão. No entanto, aconselhamo-lo a esperar pelo menos 2 semanas antes de o enviar de volta.

O seu corpo pode demorar algum tempo a adaptar-se a um novo colchão, por isso recomendamos que seja paciente.

Daniela

O sono 😴 é um período de regeneração das células, por sua vez a qualidade do mesmo tem um impacto direto na sua saúde e bem-estar. O meu objetivo é fornecer informação detalhada e de confiança, e ajudá-lo a escolher o mais adequado para si.

Alternativas

Emma Original
Emma Original
Emma Preço desde 298.35 €

Bestseller Emma eleito “Escolha do Consumidor” em 2021. O Emma Original é um colchão ergonómico e respirável, com uma capa termorreguladora e lavável.

Também pode estar interessado em:

Se comprar através de links marcados com "*", recebemos uma pequena comissão, que não aumenta o preço de compra. Pelo contrário: com o nosso código de desconto, poupa o máximo na sua compra.