Apresentação do Andrew Green
O Andrew é um terapeuta do sono e da Terapia Cognitivo-Comportamental para a Insónia - ou TCC-I - baseado em Bristol, no Reino Unido.
O seu percurso profissional começou na área da terapia ocupacional, onde trabalhou em saúde mental e depois, durante cerca de 25 anos, em neuropsiquiatria.
Em 1999, o Andrew começou a trabalhar num programa de tratamento de grupo para pessoas com insónia, o que desencadeou o seu interesse em temas como a insónia e outros distúrbios do sono.
Desde que deixou os serviços de saúde, desenvolveu a sua própria prática de terapia privada e orienta pessoas de todo o mundo sobre o sono e a insónia, tanto pessoalmente como online.
O Andrew participa, ainda, ocasionalmente em acções de formação e espera poder vir a trabalhar num novo livro num futuro próximo. 📚
A TCC-I e a terapia do sono
Tivemos a oportunidade de fazer algumas perguntas ao Andrew sobre a sua abordagem à terapia do sono e à TCC-I.
O que é a TCC-I e a terapia do sono?
Não gosto muito do termo "terapia do sono", embora o utilize na ausência de um termo melhor.
Utilizo-o para me distinguir da TCC-I porque posso aconselhar sobre uma vasta gama de distúrbios do sono para além da insónia (as principais excepções são a apneia obstrutiva e a apneia do sono, para as quais não posso dar qualquer conselho).
Penso que o coaching do sono consiste em procurar formas de melhorar, ou otimizar, um sono saudável.
Na minha opinião, trata-se sobretudo de reservar tempo para dormir, de relaxar corretamente e de aprender a desviar a mente do trabalho ou de outros problemas. 🧘♂️
No caso do relaxamento, existe uma grande sobreposição com a Terapia Cognitivo-Comportamental para a Insónia (TCC-I).
A TCC-I é um pack de medidas que podem ser aplicadas de acordo com as necessidades e circunstâncias individuais.
As estratégias comportamentais funcionam, em primeiro lugar, aumentando a eficiência do sono (tempo de sono dividido pelo tempo na cama) e criando uma melhor associação entre o quarto e o sono - ou seja, tornando-o um lugar onde se espera dormir e não um lugar onde se vai para olhar para as redes sociais, por exemplo. 📱
A terapia na prática - Como é que o Andrew trabalha?
Se já pensou na TCC-I, pode estar a imaginar como é que uma sessão desta natureza funciona - ou como começar.
O Andrew partilha algumas ideias abaixo.
Como é que aborda o seu trabalho com os clientes?
Apesar do que alguns críticos da TCC-I possam afirmar, o primeiro passo é sempre a avaliação, tal como no coaching - obter um relato das rotinas de sono da pessoa e o que acontece durante o sono. 🧐
Também quero sempre ter uma noção de como vivem as suas vidas, onde vivem e com quem vivem.
Pretendo, em particular, certificar-me de que não existe nada que possa ser tratado de uma maneira melhor (ou que deva ser tratado, de todo) numa clínica do sono.
O que faço a seguir depende muito do que me dizem, mas normalmente, é para ver se é possível estabelecer um horário de sono mais regular. 🗓️
Compreender o sono e os problemas do sono
Tivemos, ainda, a oportunidade de falar com o Andrew sobre algumas questões relevantes relacionadas com o sono na realidade atual - e o que ele pensa que podemos fazer para resolver o problema.
Qual é um dos principais problemas da qualidade e da higiene do sono no mundo atual?
Penso que se pode resumir na expressão "a sociedade das 24 horas". ⏰
É demasiado fácil - e tentador - ficar acordado até à noite a olhar para um ecrã.
Como o trabalho remoto é algo mais comum hoje em dia, as pessoas acabam por trabalhar até tarde, ao passo que, antes do COVID-19, as pessoas nunca regressariam ao escritório para uma reunião tardia.
Existe, também, um enorme problema para muitas pessoas que trabalham em fusos horários diferentes. 🌏
Muitas vezes, por exemplo, as pessoas que trabalham na Ásia para empresas sediadas na Europa Ocidental ou nos EUA têm de estar ao computador até altas horas da noite, tentar descontrair ou ter algum tempo pessoal antes de dormir, e ainda assim têm de se levantar às 6 da manhã para preparar as crianças para a escola.
Considera que alguns acessórios, trackers ou outros artigos essenciais para o sono (como óleos, sprays de almofada, etc.) são úteis?
Não sou um grande fã de dispositivos e acessórios em circunstâncias normais.
Obviamente, existem soluções úteis para problemas específicos: se alguém estiver num ambiente ruidoso, faz sentido usar tampões para os ouvidos, ou usar uma máscara para os olhos, ou um blackout, quando é difícil ter escuridão total no quarto. 🌘
Nunca recomendo a utilização de óleos e afins, mas, da mesma forma, se alguém os considera úteis, não sugiro que deixe de os utilizar (embora me preocupe com o fato das pessoas poderem ficar dependentes de qualquer tipo de acessório e poderem depois ter problemas se este não estiver disponível).
Os aparelhos de rastreio, por outro lado, têm a sua utilidade.
Ainda não tenho a certeza da sua exatidão (especialmente no que diz respeito à distinção entre as fases do sono) mas podem ser úteis quando se lida com um problema de sono, porque se pode deixar todas as medições para o dispositivo - pode não ser preciso, mas evita ter de olhar para o relógio durante a noite e, com exatidão ou não, mostrará qualquer alteração ao longo das semanas.
Por outro lado, preocupa-me que possam levar a uma preocupação inútil com o sono e o desempenho pessoal, especialmente quando as pessoas se preocupam com a quantidade ou a falta de sono profundo que têm.
Se alguém tiver um tracker, não me importo que continue a usá-lo em vez de manter um diário de sono tradicional, mas nunca recomendaria que alguém o comprasse. ⌚️
Se pudesse dar um conselho a alguém para dormir melhor, qual seria?
Penso que foi Colin Espie [4] (um dos principais investigadores académicos britânicos sobre o sono e a insónia) que, num curso ou conferência a que fui, observou que as pessoas que dormem bem não pensam no sono; simplesmente dormem.
Mas não se pode realmente aconselhar alguém que dorme mal a pensar e agir como uma pessoa que dorme bem.
De uma forma mais prática, aconselharia qualquer pessoa a lembrar-se de que o sono é um processo natural que é regulado pela luz, pela escuridão e pela rotina, e que deve ser reservado tempo suficiente para o mesmo. 💤
Levantar-se à mesma hora todos os dias ajuda a manter uma rotina.
Andrew Green e o Herói do Sono
Estamos muito orgulhosos da nossa colaboração com o Andrew Green, bem como do conhecimento e experiência inestimáveis que ele acrescenta à equipa do Herói do Sono.
Com ele ao nosso lado, podemos ajudá-lo a obter o melhor sono possível, a desfazer alguns mitos comuns relacionados com o sono e a ajudá-lo a compreender os seus problemas de sono.
Contacte o Andrew Green
Para contactar diretamente o Andrew para questões gerais ou sobre a terapia do sono, envie-lhe um e-mail para enquiries@sleeptherapywest.org ou visite o seu site Web Sleep Therapy West [1].
Em alternativa, contacte-nos diretamente através da página de Contacto