Entrevista a Dennis Schmoltzi - Emma Sleep

Entrevista Emma Sleep com o CEO Dennis Schmoltzi (2024)

Última atualização em: 29.02.2024 Tempo de leitura: 9 Min.

A Emma Sleep foi fundada em Frankfurt, na Alemanha, em 2015, pelos amigos Manuel Müller e Dennis Schmoltzi.

Atualmente, a Emma é uma empresa reonhecida no mercado do sono - e foi a marca de artigos de dormir mais premiada em Portugal durante quatro anos consecutivos.

Tivemos a oportunidade de nos sentarmos com Dennis para falar sobre o início da empresa, a sua ética e os seus ambiciosos planos para o futuro.

CEO Emma Sleep

Desenvolvimento da Emma Sleep

Para começar, falámos sobre a evolução da Emma Sleep até se tornar a adorada empresa de colchões que é hoje.

De que feitos mais se orgulha?

"Estou incrivelmente orgulhoso do quanto a Emma se desenvolveu ao longo dos anos - o nosso fantástico crescimento é um testemunho de cada uma das pessoas que trabalharam arduamente para nos levar até onde estamos hoje.

Começámos pequenos em Frankfurt, na Alemanha, e agora temos mais de 1100 colegas em todo o mundo, com escritórios não só em Frankfurt, mas também em Lisboa, Manila, Cidade do México e Bucareste.

Transformámos o sono das pessoas em mais de 30 países em todo o mundo."

Quais foram os seus maiores erros na construção da Emma Sleep e qual foi o maior desafio?

"Houve desafios ao longo dos anos, claro, e foram tomadas decisões que podem não ter funcionado como esperávamos.

No entanto, encaramo-las como oportunidades de aprendizagem.

Por exemplo, introduzimos recentemente várias alterações operacionais para melhorar a experiência do cliente, incluindo novos sistemas, produtos e plataformas.

colchão emma original
A Emma Sleep é bastante conhecida pelo colchão Emma Original.

No entanto, enfrentámos desafios técnicos que não conseguimos de todo prever, levando a um efeito de dominó que afetou alguns dos nossos clientes.

Quando estas coisas acontecem, trabalhamos arduamente para encontrar soluções que assegurem que não voltam a acontecer e retiramos lições para o futuro, garantindo que estamos constantemente a melhorar o que fazemos.

Neste caso, talvez tenhamos tentado fazer demasiadas alterações de uma só vez e, em vez disso, poderia ter sido mais eficaz implementar as melhorias uma a uma."

Como é que desenvolvem novos produtos e garantem a sua qualidade, segurança e durabilidade?

"O nosso desenvolvimento de produtos gira em torno do feedback dos clientes, da conceção de novas ideias e do aperfeiçoamento dos produtos existentes.

Garantimos a qualidade, a segurança e a durabilidade através de testes exaustivos dos materiais e do desempenho dos produtos.

O envolvimento contínuo dos clientes após o lançamento também nos permite melhorar constantemente.

As nossas equipas especializadas realizam testes rigorosos no nosso laboratório de sono interno antes destes serem testados independentemente por parceiros externos, garantindo que os nossos produtos cumprem as rigorosas normas de qualidade globais e da Emma".

testar um colchão
O laboratório de testes interno garante que os produtos Emma Sleep são de primeira qualidade.

Como é que concilia a localização e a manutenção da identidade central da marca Emma quando se introduzem produtos específicos para cada região?

"A nossa abordagem estabelece um equilíbrio entre uma estratégia global unificada e a adaptação aos mercados locais.

Temos uma equipa de marca global dedicada que dirige a estratégia global, complementada por especialistas regionais que compreendem as nuances de cada mercado.

O nosso objetivo é alinharmo-nos com as preferências locais quando introduzimos produtos específicos para cada região, assegurando ao mesmo tempo que a identidade da nossa marca permanece intacta - esforçamo-nos por satisfazer os hábitos e expetativas regionais, mantendo-nos fiéis à essência da marca Emma."

Trabalhar na Emma Sleep

Queríamos saber mais sobre o que é preciso para ser o CEO da empresa de colchões mais premiada em Portugal e onde é que o Dennis vai buscar a sua inspiração.

Como é que é um dia típico na sua vida como CEO da Emma?

"Não há dois dias iguais.

Para começar, posso começar o meu dia num continente completamente diferente; como já foi referido, temos escritórios em Frankfurt, Lisboa, Manila, Cidade do México e Bucareste.

Valorizo muito o facto de poder passar algum tempo com os "Emmies" em cada local, obtendo novas perspetivas sobre oportunidades de negócio, necessidades e desafios - temos uma riqueza de talentos tão grande que é importante estar em contacto com o máximo possível."

💡 Sabia que os elementos da equipa da Emma Sleep são chamados de "Emmies"?

Que conselho profissional ou empresarial daria ao seu eu mais jovem?

"Há dez anos, quando iniciámos esta viagem, eu tinha uma certa reticência a tomar riscos.

Ao longo dos anos, o meu cofundador Manuel tem sido uma influência crucial nesse aspeto.

Aprendi com ele a importância de não complicar demasiado as coisas e o valor de começar, experimentar, iterar e aprender ao longo do caminho."

Há alguma empresa que admire e na qual se inspire?

"No panorama dinâmico das empresas em fase de arranque e em expansão, encontro inspiração naqueles que fazem um trabalho excecional, em especial nos que são capazes de construir o melhor com um financiamento menos convencional.

Embora empresas específicas se destaquem, a minha principal fonte de inspiração vem dos indivíduos.

Empresários, líderes, amigos e a nossa equipa dedicada contribuem todos para o meu percurso de aprendizagem.

Dentro das nossas equipas, temos a sorte de ter líderes excecionais dos quais retiro lições valiosas todos os dias."

Perspetivas de marketing

Há centenas de marcas de colchões disponíveis, mas quisemos descobrir o que distingue a Emma do resto.

Qual é a sua visão para a marca e como é que a Emma se distingue dos seus concorrentes?

"Na Emma Sleep, a nossa visão baseia-se em despertar o melhor das pessoas através de um sono de qualidade.

Investimos na inovação contínua e no avanço tecnológico, o que está na base da nossa vantagem distintiva no mercado.

O nosso compromisso para com a inovação serve de alicerce, permitindo-nos satisfazer e exceder continuamente as expetativas dos clientes, assegurando simultaneamente a acessibilidade a produtos de primeira qualidade, mas a preços acessíveis.

Além disso, a nossa equipa interna de especialistas do sono desempenha um papel fundamental no pioneirismo de uma reimaginação do panorama do sono, através do seu conhecimento sólido e investigação exaustiva.

equipa de especialistas
A empresa dispõe de uma vasta equipa de especialistas do sono.

Este esforço coletivo distingue a Emma, permitindo-nos redefinir a experiência do sono com uma mistura única de experiência e inovação."

Quais são as principais tendências e desafios que vê atualmente no mercado do sono e como é que a Emma se está a adaptar a eles?

"No panorama atual, a tecnologia influencia profundamente a forma como abordamos vários aspetos da nossa vida, incluindo o sono.

Em resposta, a Emma Sleep lançou a aplicação Emma Up, que permite aos indivíduos monitorizar ativamente os seus padrões de sono.

Esta inovação tecnológica procura oferecer aos utilizadores uma visão profunda dos seus hábitos de sono, contribuindo, em última análise, para uma melhor qualidade do sono.

O nosso principal objetivo consiste em tirar partido da tecnologia para ajudar as pessoas a compreender e otimizar o seu sono, dando prioridade ao seu bem-estar geral."

Impacto do cliente

O feedback dos clientes é uma parte importante do percurso e do desenvolvimento da Emma Sleep.

Vamos descobrir um pouco mais.

O objetivo da Emma Sleep parece ser atingir um mercado alargado. Pode partilhar as suas ideias sobre a forma como os diferentes segmentos de clientes influenciam o desenvolvimento dos seus produtos e as suas estratégias de marketing?

"Na Emma Sleep, a nossa missão gira em torno da necessidade universal de um sono de qualidade.

Embora os diversos mercados possam apresentar preferências diferenciadas, o nosso objetivo principal mantém-se consistente - uma boa noite de sono para todos.

Damos imenso valor ao ciclo de feedback dos nossos clientes.

Este conhecimento influencia as nossas estratégias de desenvolvimento de produtos e de marketing.

Aperfeiçoamos constantemente as nossas ofertas com base no feedback dos clientes, fomentando uma cultura de melhoria contínua."

valorizar o feedback de clientes
A Emma Sleep valoriza o feedback dos clientes.

Que medidas está a tomar para lidar com o aumento das reclamações dos clientes e melhorar o serviço ao cliente?

"Com o aumento da procura de produtos, é natural que haja um aumento das queixas dos clientes.

Respondemos com a introdução de novos sistemas, produtos e plataformas para melhorar a experiência geral.

É certo que esta expansão trouxe o seu próprio conjunto de desafios, e estamos a trabalhar ativamente para resolver estes problemas iniciais.

O nosso compromisso continua firme em elevar os nossos padrões de serviço ao cliente."

Sustentabilidade e saúde do sono

Estávamos curiosos sobre o papel da Emma na tendência crescente das empresas de colchões darem prioridade à sustentabilidade e à saúde geral do sono.

Quais são os riscos para a Emma Sleep que mais o preocupam?

"A sustentabilidade é uma questão cada vez mais importante à escala global e, na Emma Sleep, estamos dedicados a esta causa.

Identificar e abordar os riscos relacionados com a sustentabilidade e o impacto ambiental continua a ser uma prioridade fundamental para nós.

Estamos continuamente a aperfeiçoar a nossa carteira para a tornar mais sustentável e alinhada com os objetivos globais de sustentabilidade.

sustentabilidade na Emma
A Emma está continuamente a trabalhar no sentido de criar produtos mais sustentáveis.

O nosso compromisso com a sustentabilidade é inabalável e estamos continuamente a aumentar os nossos esforços para promover esta iniciativa crucial.

Por esta razão, o nosso objetivo é ser net zero até 2030".

📌 Em termos mais simples, net zero significa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para o mais próximo possível de zero.

Como é que a Emma contribui para a sensibilização da importância de um sono de qualidade para a saúde de todos?

"Na Emma, a nossa dedicação em promover e educar sobre a importância de um sono de qualidade é evidente através de vários canais, como o nosso blog Sunrise by Emma.

Contamos com a curadoria da nossa equipa de especialistas em sono, juntamente com a imprensa, eventos, ativações, as nossas redes sociais e através da aplicação Emma Up."

meditação para dormir
A aplicação Emma Up é um programa de sono personalizado.

A Emma desenvolve algum esforço filantrópico ou comunitário?

"Envolvemo-nos ativamente na filantropia doando colchões que podem não ser adequados para renovação, alinhando-nos com os nossos objetivos de sustentabilidade e apoiando as comunidades locais.

Embora tenhamos contribuído para instituições de caridade locais, estamos a explorar parcerias a longo prazo para expandir o nosso impacto a nível global e estamos ansiosamente à espera de novas possibilidades no próximo ano para os nossos esforços filantrópicos."

O futuro do sono e a Emma

Por fim, quisemos saber um pouco mais sobre os planos da Emma Sleep para o futuro e como veem a evolução do mercado do sono nos próximos anos.

Para onde se dirigirá o mercado europeu do sono nos próximos 5 anos?

"Bem, prever o futuro é um pouco como prever os sonhos - nunca se sabe exatamente onde se vai parar, mas é provável que seja uma viagem interessante!"

Quais são os mercados do sono fora da Europa mais interessantes para si e quais são os grandes lançamentos que estão previstos para 2024?

"Para além da Europa, estabelecemos uma presença sólida na América Central e do Sul, nos EUA, no Canadá e em toda a região da Ásia-Pacífico.

Relativamente a futuros empreendimentos, o nosso foco continua a ser a melhoria contínua dos nossos mercados existentes e o reforço da nossa presença.

Embora não possa partilhar pormenores sobre 2024, a nossa equipa está constantemente a explorar oportunidades para expandir o nosso alcance e as nossas ofertas."

E como pergunta final: Onde é que se vê daqui a 5 anos?

"A liderar o mundo do sono!"

Agradecimentos

Gostaríamos de agradecer ao Dennis por ter disponibilizado o seu tempo para responder às nossas perguntas.

Estamos ansiosos por ver como a Emma Sleep se vai desenvolver nos próximos anos.

Pode saber mais sobre os colchões Emma nas nossas análises abaixo.

Os melhores produtos da Emma em Portugal:

Informação & contactos

Se surgir alguma dúvida ou problema, pode contactar diretamente a Emma:

  • ✉️ E-mail: ajuda@colchaoemma.pt
  • 📞 Telefone: 308 812 425

🏠 Sede da empresa: Wilhelm-Leuschner-Str. 78, 60329 Frankfurt am Main.

Perguntas Frequentes (FAQ)

patrícia de sá

Patrícia de Sá

Escritora certificada do sono & Criadora de conteúdo

A Patrícia é uma das criadoras de conteúdo do Herói do Sono que decidiu juntar a sua paixão por escrita criativa ao seu próprio interesse no impacto do sono na sua saúde pessoal. Hoje partilha as suas descobertas e opiniões no mundo do sono para o ajudar a encontrar a sua noite de descanso ideal. ☁️

Certificações:

Pode entrar em contacto com a Patrícia através do email patricia@airi.media, ou LinkedIn. 📩

Este artigo foi útil?
Deixe-nos um comentário
Preencha este campo
Sim
Não

Perfeito! Tem alguma dúvida ou comentário?

O que é que podíamos melhorar?

Porque deve confiar em nós?

Entendemos a importância da confiança quando se trata de análises de produtos.

Porque é que deve confiar em nós?

  • Instalação de testes dedicada: Testámos 180 produtos globalmente e agora até operamos a nossa própria instalação de testes, equipada com equipamentos de última geração para analisar o desempenho dos produtos.
  • Aprovação de especialistas em sono: Colaboramos com especialistas internacionais em sono, que treinam a nossa equipa, revêm os nossos artigos e fornecem insights valiosos sobre a saúde do sono.
  • Conexões na indústria: Mantemos relações próximas com fabricantes, o que nos dá vantagens nas últimas tendências, produtos futuros e a tecnologia que os impulsiona.
  • Líder do mercado europeu: Temos orgulho de ser o site de análises nº1 na Europa, parte de uma rede expansiva que continua a crescer globalmente. 
  • Com milhões de visitantes a cada ano, o nosso alcance global não se resume apenas a números – trata-se de tornar escolhas melhores mais acessíveis a toda a gente.
Também pode estar interessado em:

    SIM, POR FAVOR! >
    Não, continuar

    Se comprar através de links marcados com "*", recebemos uma pequena comissão, que não aumenta o preço de compra. Pelo contrário: com o nosso código de desconto, poupa o máximo na sua compra.