Porque bocejamos

Porque bocejamos? | Guia Herói do Sono 2024

Última atualização em: 29.02.2024 Tempo de leitura: 7 Min.

Já se perguntou porque bocejamos? 🥱

Aquele espreguiçar involuntário, que liberta uma respiração profunda e preenche o espaço com um pequeno e surpreendente "ah"?

É uma questão que tem intrigado a humanidade durante séculos e, ainda hoje, não se conseguiu decifrar.

Mas não desespere, amigo bocejador! Neste artigo, iremos explorar o "porquê" por detrás desta linguagem corporal comum, bem como algumas teorias.

Preparado para bocejar? 🗣️

porque bocejamos

Porque bocejamos?

Todos nós bocejamos, mas muitos de nós não sabem ao certo o que é que o desencadeia.

Esta falta de conhecimento pode fazer com que nos sintamos curiosos e até um pouco desorientados com este ato aparentemente aleatório.

Aliás, duvido que consiga terminar este artigo sem bocejar, pelo menos, umas 5 vezes. Apostamos? 😏

Segundo um estudo de 2022, até à data, ainda não existe consenso sobre a razão por trás do ato de bocejar - mas isso não significa que não existam estudos mais recentes com possíveis teorias.

Possível cenário… … para o bocejo
Boceja depois de uma longa apresentação poderá ser o seu cérebro a querer arrefecer depois de uma atividade passiva?
Boceja depois de ver alguém a bocejar será a empatia a entrar em ação, espelhando as emoções que vê?
Boceja depois de um treino talvez o seu corpo esteja a procurar arrefecer depois do esforço?

Abaixo, iremos falar um pouco mais em detalhe das três principais teorias por detrás da eterna questão de “porque bocejamos?”. 👇

As principais teorias por detrás do bocejo

1️⃣ Cansaço, aborrecimento ou sono

Provavelmente, esta é a razão mais comum para justificarmos o ato de bocejar - porque estamos demasiado cansados, ou até com muito sono por não termos dormido horas suficientes.

E se lhe dissermos que, na verdade, bocejar é apenas um mecanismo para nos manter acordados? ⏰

Sim, leu bem. Nesta teoria, o ato de bocejar está diretamente associado a certas hormonas - como o cortisol - que são libertadas para aumentar o seu ritmo cardíaco e mantê-lo num estado de alerta.

Antes de avançarmos, já parou para pensar no que é que estava a fazer antes de bocejar?

Se calhar acabou de acordar (ou estava simplesmente a tentar adormecer), a ver um filme que não lhe interessava muito, ou até a ouvir uma palestra extremamente aborrecida.

Segundo esta teoria, o bocejo funciona mais ou menos como um despertador incorporado - uma forma natural de estimular o corpo e a mente quando estamos a meio de atividades passivas.

Para fundamentar ainda mais esta conjetura, estudos comprovaram que o ato de bocejar é imediatamente seguido por um maior nível de atividade cerebral, levando ao tal estado de alerta. 🧠

2️⃣ Para regular a temperatura do cérebro

Esta deve ser a teoria que o deve deixar mais reticente - até porque, como é que bocejarmos pode estar relacionado com a temperatura do nosso cérebro? 🤨

Mas a verdade é que existem diversos estudos para suportar esta teoria de termorregulação.

Por exemplo, já se perguntou por que razão acaba a bocejar muito mais quando está calor ou abafado, e menos nos meses mais frios? Pode ser um mecanismo para inalar ar frio e regular a temperatura do sangue que flui para o seu cérebro.

💭 Imagine o seu cérebro como um computador, equipado com o melhor processador, placa gráfica, etc. Tal como qualquer aparelho tecnológico, este precisa de se manter fresco para funcionar da melhor forma.

No entanto, é importante notar que, se o ar estiver mais quente do que a temperatura do seu corpo, o bocejo pode ter o efeito contrário.

3️⃣ Reação social, de empatia, ou apenas contagioso

Já alguma vez reprimiu um bocejo depois de ver outra pessoa a fazê-lo? Não é o único!

Vários estudos confirmaram que o ato de bocejar é contagioso, e esta teoria acredita que este fenómeno pode estar relacionado tanto com a empatia como uma reação social de um indivíduo para com outro.

Experimente ver o vídeo abaixo, onde o Hospital Lusíadas fala um pouco sobre o assunto, e veja se acaba por bocejar muito. 👇

Se deu por si a bocejar, não se preocupe - é perfeitamente natural.

Um estudo da Universidade de Baylor sugere que é de facto um sinal positivo, e que este bocejo contagioso pode estar ligado à empatia, reforçando as ligações entre indivíduos.

Segundo este estudo - e não só - este fenómeno está diretamente relacionado com os níveis de empatia de uma pessoa. Ou seja, quanto menor é empatia de um indivíduo, menor é a probabilidade de ele bocejar depois de ver outra pessoa a bocejar.

Curioso, não é? 🤔

📌 Se o que precisa é saber como parar de bocejar muito, pode saltar diretamente para as nossas dicas.

O que é um bocejo?

O bocejo é um comportamento fisiológico caracterizado por uma inspiração profunda, alongamento da mandíbula e dos músculos faciais, que termina frequentemente com uma expiração audível.

Bocejar pode, ou não, ser acompanhado por um esticar das pernas ou dos braços e dura entre 5 a 6 segundos.

Está presente em vários animais, desde humanos e chimpanzés a aves e répteis, sugerindo um significado evolutivo para além do mero tédio.

Bocejar pode ser:

  • Involuntário: O bocejo é um reflexo, o que significa que não o controlamos conscientemente;
  • Contagioso: Ver alguém a bocejar pode aumentar a probabilidade bocejar em resposta;
  • Universal: O bocejo é observado em diversos animais, incluindo humanos, chimpanzés, cães, gatos e até mesmo peixes;
  • Variável: A frequência e a duração dos bocejos podem variar entre pessoas e animais.
👶 Se quiser explicar ao seu pequeno este fenómeno, recomendamos o livro ilustrado Bocejo.

Dicas para parar de bocejar

Admitamos, já todos passámos por isso: uma série de bocejos incontroláveis, que perturbam a concentração e nos fazem sentir esgotados. 😮‍💨

Embora o bocejo ocasional seja natural, bocejar muito pode ser cansativo - e, por vezes, a solução pode ser algo tão simples como melhorar o seu ambiente de sono.

Vamos então ver algumas dicas que o podem ajudar nesta situação. 👇

💨 Respire fundo

Já deu por si numa maratona de bocejos? Sente-se esgotado e sem concentração? Uma dica simples que o pode ajudar é: respirar fundo pelo nariz.

Porquê? Bem, em primeiro lugar, o seu corpo pode estar a desejar mais oxigénio, e esses bocejos podem ser a sua forma de o lembrar disso. As respirações profundas e controladas aspiram ar fresco, reduzindo potencialmente a vontade de bocejar.

Um estudo de 2007 mostrou ainda que a respiração nasal parou completamente o bocejo contagioso dos participantes.

💤 Melhore o seu ambiente de sono

Bocejar muito pode ser um sinal revelador de certos problemas de sono. Mas não desespere!

Ao otimizar a sua higiene do sono, pode criar o ambiente perfeito para uma noite descansada e dizer adeus aos bocejos excessivos.

🏃 Mexa-se

Quando está preso a uma rotina ou atividade monótona, o seu cérebro pode ficar lento, o que o leva a bocejar muito.

Mudar as coisas, mesmo com pequenos ajustes, pode estimular a sua mente e reduzir a necessidade de bocejar.

Causas de bocejos constantes

Embora um bocejo ocasional seja normal, tê-lo com frequência pode ser confuso e até perturbador.

Mas quantos bocejos é que realmente podem ser considerados excessivos?

Por norma, os adultos podem bocejar à volta de 9 vezes por dia, sendo algumas delas seguidas. Se notar que anda a bocejar muito - ou até se sentir sintomas de sonolência ou fadiga - pode ser caso de um bocejar excessivo. 🥱

A menos que, como eu, esteja a escrever este artigo e ainda não tenha conseguido parar de bocejar!

Reunimos abaixo algumas das possíveis causas a que deve estar atento:

  • Efeitos secundários de medicação: Embora mais raro, alguns medicamentos, como os antidepressivos e os anti-histamínicos, podem induzir o bocejo como efeito secundário.

  • Distúrbios neurológicos: Bocejar em excesso pode, por vezes, ser um sintoma de um problema mais grave na sua zona cerebral. Doenças como meningite, encefalite, um tumor cerebral ou até doença de Parkinson podem ser a verdadeira razão por detrás desse sintoma.

Se o bocejo excessivo for persistente, perturbar o seu dia a dia ou for acompanhado de outros sintomas preocupantes, é fundamental consultar um médico. Este pode ajudá-lo a excluir problemas de saúde subjacentes e recomendar possíveis soluções. 👨‍⚕

Considerações finais

Embora os bocejos sejam um reflexo normal e até necessário para a maioria das pessoas, o "porquê" por detrás deles continua a ser um pouco misterioso.

No entanto, se der por si a bocejar excessivamente e não conseguir identificar a razão, é sempre uma boa ideia marcar uma consulta com o seu médico. 🏥

Isto é especialmente importante se o bocejo excessivo for acompanhado de outros sintomas como fadiga, dificuldade em dormir ou dificuldade de concentração.

Perguntas Frequentes (FAQ)

patrícia de sá

Patrícia de Sá

Escritora certificada do sono & Criadora de conteúdo

A Patrícia é uma das criadoras de conteúdo do Herói do Sono que decidiu juntar a sua paixão por escrita criativa ao seu próprio interesse no impacto do sono na sua saúde pessoal. Hoje partilha as suas descobertas e opiniões no mundo do sono para o ajudar a encontrar a sua noite de descanso ideal. ☁️

Certificações:

Pode entrar em contacto com a Patrícia através do email patricia@airi.media, ou LinkedIn. 📩

Este artigo foi útil?
Deixe-nos um comentário
Preencha este campo
Sim
Não

Perfeito! Tem alguma dúvida ou comentário?

O que é que podíamos melhorar?

Porque deve confiar em nós?

Entendemos a importância da confiança quando se trata de análises de produtos.

Porque é que deve confiar em nós?

  • Instalação de testes dedicada: Testámos 180 produtos globalmente e agora até operamos a nossa própria instalação de testes, equipada com equipamentos de última geração para analisar o desempenho dos produtos.
  • Aprovação de especialistas em sono: Colaboramos com especialistas internacionais em sono, que treinam a nossa equipa, revêm os nossos artigos e fornecem insights valiosos sobre a saúde do sono.
  • Conexões na indústria: Mantemos relações próximas com fabricantes, o que nos dá vantagens nas últimas tendências, produtos futuros e a tecnologia que os impulsiona.
  • Líder do mercado europeu: Temos orgulho de ser o site de análises nº1 na Europa, parte de uma rede expansiva que continua a crescer globalmente. 
  • Com milhões de visitantes a cada ano, o nosso alcance global não se resume apenas a números – trata-se de tornar escolhas melhores mais acessíveis a toda a gente.
Também pode estar interessado em:

    SIM, POR FAVOR! >
    Não, continuar

    Se comprar através de links marcados com "*", recebemos uma pequena comissão, que não aumenta o preço de compra. Pelo contrário: com o nosso código de desconto, poupa o máximo na sua compra.